vacinação

Dose de reforço será aplicada com antecedência. Confira o calendário

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (arquivo/ Diário)

Em recente deliberação do Estado, em que foi informado que a dose de reforço será antecipada, a prefeitura de Santa Maria anuncia alterações na Agenda de Vacinação. Aquelas pessoas que receberam a segunda dose até 25 de agosto já poderão receber o reforço a partir desta quarta-feira. As ações seguem até a próxima sexta-feira.

A redução do intervalo de cinco para quatro meses na aplicação da dose de reforço se dá para fortalecer a resposta imune da população diante do avanço da variante Ômicron do coronavírus. A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue norma técnica do Ministério da Saúde, publicada nesta segunda-feira.

Após oito anos, obra de prédio do Legislativo segue sem perspectiva

Portanto, a população deve revisar a carteirinha de vacinação, atentando para a data em que completou o quadro vacinal. Serão englobadas pessoas de 18 anos ou mais, incluindo integrantes de grupos prioritários, como comorbidades, trabalhadores da educação, deficiência permanente e gestantes, além de idosos.

Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, deve ser usada a vacina da Pfizer. Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser realizado após dois meses, com a mesma vacina. Já a aplicação da quarta dose para imunocomprometidos, indicada pelo Ministério da Saúde na Nota Técnica, a análise deverá ser realizada na próxima reunião da Comissão.

Santa Maria registra mais de 7,1 mil infrações de trânsito em novembro

VARIANTE ÔMICRON

O secretário da saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, em entrevista à Rádio CDN, informou que até o momento não existem casos confirmados da variante na cidade, mas que o município mantém-se informado e que algumas medidas já foram tomadas, como o abastecimento da Central Covid:

- Nós estamos avaliando a partir da secretaria estadual que vai atualizando as informações para a central covid. Também estamos trazendo uma larga escala para a Central Covid dar cada vez mais acesso à testagem. Então atualizamos as unidades de saúde, a Central Covid, para dar acesso a suspeitos ou viajantes conseguirem ter essa tranquilidade. Tudo para passarmos esse final do ano e os próximos meses bem diferente do que foi 2020. - comenta o secretário

INTERCAMBIALIDADE VACINAL

A antecipação vale para toda a população a partir de 18 anos que já completou o esquema vacinal com duas doses. Contudo, em Santa Maria, até o último sábado (18), 3,8 mil pessoas estavam com a segunda vacina atrasada contra a Covid-19.

Contrato do transporte público é prorrogado por mais seis meses em Santa Maria

Também, conforme determinação do Ministério da Saúde e pactuação do Estado, está permitida a intercambialidade entre vacinas para o esquema vacinal básico. Isso significa que as pessoas que receberam a primeira dose de outros laboratórios (Coronavac ou Oxford) poderão receber a segunda de Pfizer, vacina disponível atualmente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quarta-feira tem vacinação para 1ª e 2ª doses contra Covid-19

Próximo

Núcleo Pós-Covid-19 da UFN amplia serviços de atendimentos

Saúde