outubro rosa

direitos

O mês de outubro é marcado por ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama em todo o país. O chamado Outubro Rosa é importante porque o câncer de mama, junto do câncer de colo de útero estão entre as doenças que mais atingem as mulheres brasileiras e são responsáveis por 29% de novos casos diagnosticados a cada ano. Estima-se que em 2018 59,7 mil casos foram detectados, dado do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Mas além das questões relacionadas diretamente à saúde da população, a campanha Outubro Rosa também serve para esclarecer situações relacionadas aos casos, como os direitos das mulheres trabalhadores que têm o diagnóstico da doença, conforme o Ministério do Trabalho. Confira: 

SAQUE DO FGTS 
Na fase sintomática da doença, as trabalhadores que são contratadas pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) podem fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Elas também têm direito ao saque do benefício Pis/Pasep, no valor de um salário mínimo, que pode ser sacado nas agências da Caixa Federal (PIS) ou Banco do Brasil (Pasep). 

Na fase sintomática da doença, toda trabalhadora celetista poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como do benefício PIS/Pasep, este no valor de um salário mínimo e que poderá ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A trabalhadora também tem direito ao auxílio-doença e, em casos mais avançados, pode requerer a aposentadoria por invalidez.

Acompanhante - Caso a trabalhadora necessite de cuidados permanentes de outra pessoa, além da aposentadoria por invalidez, também tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, conhecido por Auxílio Acompanhante, conforme previsto na Lei nº 8.213/91. O valor adicional é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de forma vitalícia. Além disso, pode-se requerer na Receita Federal a isenção total do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Para ter acesso a esses tipos de benefícios é necessário estar na qualidade de segurada da Previdência Social e passar pela perícia médica do INSS para comprovação da incapacidade de trabalho.

Redução da Mortalidade - Iniciado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a população feminina brasileira no controle do câncer de mama. Realizada todos os anos, a campanha é utilizada para compartilhar informações sobre o câncer, promover esclarecimentos, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade.

Uma das estratégias é incentivar a realização do autoexame, um importante aliado no tratamento do câncer de mama em mulheres de todas as idades. Quando a doença é detectada nas fases iniciais, são maiores as chances de tratamento e cura.

O Inca recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Ministério do Trabalho

Assessoria de Imprensa

[email protected]

(61) 2021-5449 / 5963 / 5873

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começa coleta de amostras de água das barragens de Santa Maria Anterior

Começa coleta de amostras de água das barragens de Santa Maria

Ministério da Saúde estuda incluir vacinas contra pneumonia e meningite no calendário Próximo

Ministério da Saúde estuda incluir vacinas contra pneumonia e meningite no calendário

Saúde