O Rio Grande do Sul enfrenta um momento crítico por conta do aumento de hospitalizações e óbitos em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foram registradas, até ontem, 11.308 internações e 1.019 mortes de gaúchos devido a doenças respiratórias como Covid-19, Influenza (gripe), entre outros.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O crescimento do número de casos também é observado em Santa Maria. Em apenas sete meses, a cidade registrou 93 hospitalizações, 13 a mais que o índice de 2024, que foi de 80. Do total de pacientes (52 homens e 41 mulheres), 47,31% precisaram de leitos em Unidade de Terapia Intensiva. A maior parte dos casos foi classificada como “outro vírus respiratório”, mas chama a atenção os quadros de infecções por gripe e Covid-19.
Em 2025, a cidade também registrou sete mortes (cinco mulheres e dois homens) por SRAG, sendo a maioria devido a gripe. A faixa etária com mais óbitos foi a de 60 a 79 anos, seguida pelos grupos de 80 anos ou mais e 40 a 59 anos.
Fique atento aos sintomas comuns a Covid-19 e Influenza:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Fadiga
- Tosse
- Dor de garganta
- Congestão nasal
Sintomas mais específicos da Covid-19:
- Perda de paladar e olfato (em alguns casos)
- Dificuldade respiratória (em casos mais graves)
- Pneumonia (em casos mais graves)
Sintomas mais específicos da Influenza:
- Congestão nasal
- Dor de garganta
Leia também
Prevenção
Para mudar o cenário, além de orientar pela busca de atendimento médico, a Secretaria Municipal da Saúde tem ampliado às estratégias de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza. Hoje, os imunizantes podem ser encontrados em unidades de saúde com sala de vacinação em datas e horários específicos, assim como em turnos estendidos, alternativos e ações extramuros. Confira a agenda de vacinação aqui.
Além da vacinação, é fundamental adotar medidas preventivas, como:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel
- Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar (etiqueta respiratória)
- Manter ambientes ventilados
- Evitar contato próximo com pessoas gripadas
- Indivíduos com quadro de síndrome gripal deverão usar máscara, evitando a transmissão para outras pessoas
- Uso de máscara para os indivíduos com maior vulnerabilidade quando em ambientes com aglomeração de pessoas, especialmente em locais