contra o coronavírus

Com uso obrigatório de máscaras no RS, veja quais cuidados são necessários

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A partir desta segunda-feira, é obrigatório o uso de máscaras em todo o Rio Grande do Sul. Isso vale para ambientes coletivos, tanto abertos quanto fechados, privados ou públicos, bem como nas ruas e nos meios de transporte, conforme o decreto estadual sobre o distanciamento controlado. Descumprir medidas sanitárias estabelecidas pelo governo é crime e pode acarretar em punições, como multa e até prisão. Apesar de não ser possível fiscalizar todos no Estado, é importante que cada um faça sua parte para proteger a si e aos outros.

VÍDEO: donos de bufês estudam se adaptar ao novo decreto para não fechar as portas

Para que o equipamento não falte para os profissionais da saúde, a recomendação das autoridades é de que a população em geral adote o uso das máscaras de pano, que podem ser produzidas até mesmo em casa. Só que para a barreira contra o vírus funcionar de fato, é preciso seguir uma série de cuidados. Para ajudar você a se proteger melhor, respondemos algumas perguntas: 

1) Máscaras caseiras são tão eficazes quanto as demais? 
Não. As máscaras cirúrgicas e bicos de pato, por exemplo, têm filtros que são especiais para diminuir a passagem do vírus para a via respiratória. Entretanto, essas só devem ser usadas onde a chance é muito maior de ter uma pessoa doente, como nos hospitais, e devem ser reservadas aos profissionais de saúde. Só que para uso no dia a dia, as máscaras de pano são suficientes. 

2) Quem usa máscara está imune ao coronavírus?
Não. A máscara é um item que protege a pessoa de se contaminar com o vírus pelas vias aéreas, como por exemplo da saliva de uma pessoa que pode estar infectada. Mas não se pode esquecer as outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos. Por isso deve-se evitar tocar no rosto, mesmo quando se está com máscara, porque as mãos podem ter adquirido o vírus e passam para a boca, os olhos, etc. 

3) Então, tocar na máscara diminui sua eficácia?
Sim. Se sua mão estiver contaminada e você tocar na máscara, essa parte infectada poderá entrar em contato, mesmo que sem querer, com o nariz ou os olhos. 

4) Qual é o risco de ficar tirando e colocando a máscara diversas vezes? 
Quando se tira a máscara, perde a proteção. Ao abaixar do nariz, por exemplo, o vírus poderá entrar em contato por ali. Cada vez que se encosta na máscara, você está potencialmente contaminando sua mão, que ficará com o vírus até ser devidamente lavada com água e sabão ou com álcool em gel. 

5) Posso usar a mesma máscara durante o dia inteiro?
As máscaras não devem ser usadas por mais de duas horas. Caso elas fiquem úmidas ou sujas antes desse período, é preciso trocar.

6) Quantas máscaras é recomendado que cada pessoa tenha?
Pelo menos cinco máscaras, mas isso depende da rotina de cada pessoa, que pode demandar mais ou menos. A recomendação ao sair para trabalhar, por exemplo, é de sair com uma máscara e levar outra reserva. Também recomenda-se levar um saco para colocar a máscara usada caso precise trocar. 

O que dizem as crianças sobre a pandemia do coronavírus

7) A máscara, ao ser tirada, pode transmitir o vírus para superfícies?
Se a máscara está contaminada, pode contaminar superfícies. Estudos já demonstram que o vírus pode ficar ativo por algum tempo, e se alguma pessoa colocar a mão e tocar no rosto, poderá também se infectar 

8) Quando sei que preciso descartar a máscara de pano?  
Enquanto o pano não estiver se deteriorando, as máscaras estão em pleno funcionamento. Mas se tiver algum dano, é preciso descartá-la.

9) Qual é o tamanho correto da máscara?
Depende de cada rosto. A máscara precisa cobrir, por inteiro, o nariz e ir até embaixo do queixo. Ela precisa ficar ajustada ao rosto, nem ser apertada nem ficar larga. 

10) Como devo higienizar a máscara? 
É preciso deixá-la de molho em água sanitária (10 ml de água sanitária para 500 ml de água) por pelo menos 30 minutos. Depois, é preciso lavá-la com água e sabão. Quando ela estiver seca, está pronta para uso. Não é recomendado lavá-la junto com outras roupas.

11) Qual é o jeito certo de tirar a máscara do rosto?
Tire-a com cuidado pelo elástico ou nó da ponta. Não toque na parte da frente.

12) Quero fazer minha máscara em casa, o que preciso?
A máscara precisa de pelo menos duas camadas de pano, como algodão ou tricoline ou TNT. Ela precisa cobrir totalmente a boca e o nariz. Ela deve ser individual e não pode ser compartilhada mesmo se estiver limpa. Veja como fazer no vídeo abaixo

13) Preciso usar máscaras ao fazer atividades físicas?
Se as atividades forem realizadas em ambientes coletivos, seja abertos, como parques, ou fechados, como academias, sim. A única exceção é se você for fazer atividades dentro de casa. Entretanto, é preciso ter atenção redobrada: a máscara, ao umedecer, perde eficácia, logo, é preciso trocar mais vezes do que o normal. 

Fontes: médico infectologista Reinaldo Ritzel, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Santa Maria terá atendimento virtual e gratuito para pessoas com autismo e familiares

Próximo

Vacinação contra a gripe segue nesta quarta-feira em Santa Maria

Saúde