surto de toxoplasmose

Autoridades em saúde acreditam que origem do surto de toxoplasmose pode ser a água ou hortaliças

Menos de uma semana após o desencontro de informações do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e das autoridades estaduais e municipais em saúde sobre a origem do surto de toxoplasmose em Santa Maria, o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, se reuniu na manhã desta terça-feira com o prefeito Jorge Pozzobom e com equipes de saúde do município e do Estado na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Após uma reunião a portas fechadas, as autoridades em saúde esclareceram em uma coletiva de imprensa que ainda não se tem confirmação da causa do surto. As investigações partem agora de duas possibilidades da origem da doença: a água ou hortaliças. As carnes foram descartadas.  

- (eu vim) também para conversar com todos os gestores no sentido de dar direção na questão do tratamento e das análises finais que a gente tem que seguir. A gente tem que alinhar em todos esses pontos e reforçá-los em todos os momentos - explica Okumoto. 

A Corsan, por meio do Diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, afirmou que a companhia segue colaborando com as investigações. 

- Tivemos coletas de amostras das barragens, da água tratada, dos resíduos de dentro da estação, ou seja, aquilo que fica retido antes de a água ser distribuída, e também em redes da cidade e em reservatórios de clientes. Agora, estamos dentro de um processo rotineiro anual de manutenção dos nossos 29 reservatórios. Estamos aproveitando no sentido transparente, colaborativo e objetivo, em soma aos estudos de probabilidade, e também coletando amostras desses reservatórios para enviar ao laboratório de Londrina, que é especializado. Portanto, a Corsan continua dentro do seu padrão de procedimentos, qualidade e controle, e mais ainda colaborando para que se consiga elucidar com a maior precisão possível essa questão trazida hoje pelo ministério - afirmou Carvalho.

O secretário Estadual de Saúde Francisco Paz afirmou que a população que precisa dos medicamentos não ficará desassistida:

- Não vai faltar medicamento para população. O Estado está adquirindo, eu trouxe uma carga hoje. Não estamos preocupados com a falta de medicamento, mas sim com a prevenção da população - esclareceu Paz

Confira a coletiva de imprensa: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm convoca aprovados em concurso da Ebserh Anterior

Husm convoca aprovados em concurso da Ebserh

Vigilância faz novas coletas durante a limpeza dos reservatórios Próximo

Vigilância faz novas coletas durante a limpeza dos reservatórios

Saúde