pandemia

Apenas uma cidade da região ainda não tem casos confirmados de coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
Médico, enfermeiros e funcionários da Secretaria de Saúde que estão preparados para eventuais atendimentos em Nova Esperança do Sul

Lá se vão mais de quatro meses desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado na Região Central. De lá para cá, apenas uma das 39 cidades da região de cobertura do Diário segue sem registros de Covid-19: Nova Esperança do Sul. No Estado, 92% dos 497 municípios já confirmaram pelo menos um morador infectado.

De apenas 5,2 mil habitantes, Nova Esperança do Sul é uma cidade conhecida por receber muitos turistas, que chegam principalmente para visitar a Gruta Nossa Senhora de Fátima, que fica na localidade de Linha Um, no interior. Desde que iniciou a pandemia, o prefeito Antão Perufo (Progressistas) percebeu uma diminuição do movimento na cidade. Mas, ainda assim, precisou tomar algumas medidas mais enérgicas para evitar que pessoas de outros municípios pudessem disseminar o vírus na cidade, que ainda não registrou casos.

- Interditamos a gruta há alguns meses, mas ainda têm pessoas que tentam burlar isso, buscando outros caminhos para chegar até lá. Também fizemos um decreto que proíbe a abertura de bares, lanchonetes e restaurantes após às 20h. Depois desse horário, só com pegue e leve. O consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos também está proibido, para evitar aglomerações - conta o prefeito.

Força-tarefa sairá às ruas em São Gabriel para acabar com aglomerações

Perufo relata, ainda, que nos últimos dias, devido às temperaturas elevadas, a fiscalização teve que ser intensificada. Juntamente com a Brigada Militar, foi necessário dispersar aglomerações de pessoas que saíram de casa para curtir o calor.

- A gente percebe que ainda têm pessoas que não respeitam os decretos. Nós, do Poder Público, estamos fazendo tudo o que está em nosso alcance para que o vírus não chegue aqui tão cedo. Orientamos quase diariamente a população pela rádio, nas ruas e pelas redes sociais. Quando sabemos que chega uma pessoa de fora da cidade, principalmente nos feriados, já entramos em contato e passamos a monitorar para ver se apresenta sintoma - afirma.

Nova Esperança do Sul não possui nenhum hospital, apenas dois postos de saúde e uma policlínica. O hospital de referência fica em Santiago, distante cerca de 24 quilômetros. Já foram realizaram 85 testes para coronavírus em moradores da cidade, todos com resultado negativo.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

DEPOIS DE 4 MESES, O PRIMEIRO CASO
A cidade de Toropi confirmou o primeiro caso de coronavírus na noite desta sexta-feira. A secretária de Saúde, Marlisa Tatiane Bayer, acredita que a conscientização da população seja um fator determinante, já que haviam sido quatro meses sem nenhum caso confirmado. Agora, o paciente que testou positivo, de 46 anos, está em isolamento domiciliar, com sintomas leves:

- Nossos moradores aceitam bem as orientações, usam máscaras e, em geral, cuidam as orientações. Temos agentes comunitários todos os dias passando orientações e dando assistência a quem precisar na nossa Unidade Básica de Saúde. Antes, as agentes visitavam as casas. Mas, por causa da pandemia, achamos melhor concentrar tudo no posto de saúde - conta a secretária.

Júlio de Castilhos faz mutirão para diminuir fila de espera por consultas com especialistas

Até agora, foram realizados 14 testes no município, de 2,9 mil habitantes. O primeiro teste positivo foi confirmado ontem, após quatro meses de pandemia na região, de acordo com o prefeito Lauro Scherer (Progressistas). Outras duas pessoas que apresentaram sintomas estão sendo monitoradas pela prefeitura.

- Percebemos realmente um cuidado da população ao sair às ruas, no comércio, respeitando a entrada de poucas pessoas por vez nos estabelecimentos. Mas, ainda há alguns problemas pontuais, com pessoas em clubes e canchas de bocha - destaca o prefeito.

Toropi também não tem hospital na cidade, tendo como referência a cidade de São Pedro do Sul, distante cerca de 21 quilômetros.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudo sugere seis tipos de Covid-19 com diferentes sintomas Anterior

Estudo sugere seis tipos de Covid-19 com diferentes sintomas

Com 17 casos inclusos em boletim, Santa Maria tem 1.060 confirmações para coronavírus Próximo

Com 17 casos inclusos em boletim, Santa Maria tem 1.060 confirmações para coronavírus

Saúde