surto de toxoplasmose

Ambulatório oftalmológico da UPA atendeu 26 pacientes com toxoplasmose

Joyce Noronha


Foto: Charles Guerra (Diário)
Ambulatório Oftalmológico começa atendimentos a pacientes com toxoplasmose

O ambulatório oftalmológico específico para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de toxoplasmose começou o atendimento na sexta-feira, em Santa Maria, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A equipe médica que fez os exames é composta por funcionários do Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, que tem uma unidade especializada em oftalmologia. 

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

Segundo o administrador do São Roque, Flávio Stona, 26 pessoas foram chamadas para atendimento e todas compareceram. Até as 15h30 de sexta-feira, foi constatado que três pacientes precisam seguir com tratamento específico por complicações por causa da toxoplasmose - quatro pessoas aguardavam atendimento quando o dado foi passado à reportagem. 

Stona diz que o próximo dia de atendimento está marcado para ocorrer quinta-feira, a partir das 8h, e reforça que o ambulatório oftalmológico é apenas para os pacientes convocados pela secretaria municipal de saúde. Estão previstos 50 agendamentos para a manhã de quinta-feira. Inicialmente, a previsão é que o ambulatório deve atender duas vezes na semana, mas o administrador do Hospital São Roque diz que aguarda confirmação da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

A aposentada Vera Lúcia Pinto, 55 anos, é uma das pacientes que precisará seguir com tratamento e conta que está com a visão muito ruim.
- Caí dois tombos já dentro de casa. Vejo tudo muito, muito embaçado. O médico já me passou a medicação que tenho que tomar e marcou meu retorno para daqui 15 dias - conta Vera Lúcia. 

Sobe para 352 o número de casos confirmados de toxoplasmose

A continuidade do tratamento para alguns pacientes ocorrerá em Faxinal do Soturno, no Hospital São Roque, e a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello, diz que os atendidos que precisarem de transporte podem fazer a solicitação na sede da pasta (Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631, Bairro Nossa Senhora Medianeira). 

AVALIAÇÃO CASO A CASO
O oftalmologista Jaime Fernandez explica que é não há como confirmar se os danos a visão por causa da toxoplasmose são permanentes ou reversíveis, por isso é preciso avaliar os pacientes um a um. 

- Depende do local do olho em que se aloja a doença e se conseguimos fazer o diagnóstico com antecedência. Então, cada caso é um caso. Mas, com certeza, o quanto antes nós constatarmos a doença no globo ocular, mais cedo começamos o tratamento e maiores as chances de o paciente manter a visão sem grandes danos - avalia o especialista.


Foto: Charles Guerra (Diário)

Os atendimentos no ambulatório da Casa 13 de Maio continuam normalmente. Até sexta-feira, foram registrados 102 atendimentos de pacientes com Síndrome Febril no local, segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura. A Casa 13 de Maio fica na Rua Riachuelo, 364.

Quando procurar o médico 
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o momento em que o médico deve ser procurado. Confira quando buscar atendimento:

Adultos 

  • Alterações visuais (visão borrada)
  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Febre alta
  • Linfonodos aumentados no corpo - são mais comuns no pescoço, as chamadas ínguas

Crianças

  • Febre alta
  • Linfonodos aumentados no corpo - são mais comuns no pescoço, as chamadas ínguas
  • Irritabilidade

Onde ir

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF), pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Clínicas particulares

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Central de UTIs que poderia desafogar o Husm não tem data para abrir Anterior

Central de UTIs que poderia desafogar o Husm não tem data para abrir

Próximo

Sobe para 352 o número de casos confirmados de toxoplasmose

Saúde