serviço de saúde

Ação com teste gratuito de diabetes movimenta Praça Saldanha Marinho

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Quem passa pela Praça Saldanha Marinho em Santa Maria nesta sexta-feira pode aproveitar para realizar de forma gratuita o teste de diabetes. Saiba como funciona a ação:

=

A ação faz parte do Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O exame de glicemia capilar, que mede o nível de açúcar no sangue, pode ser feito por pessoas de qualquer idade das 9h às 16h.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">De acordo com a médica endocrinologista Maristela Beck, uma das organizadoras do evento, além de ajudar a população a diagnosticar a doença, a ação é uma importante iniciativa para colocar os estudantes da área da saúde em contato com a população. 

- Mais do que fazer o teste, conversamos também sobre prevenção, sobre fatores de risco, como o sedentarismo. Em torno de 10 a 15 pessoas que não sabiam descobrem o diagnostico na ação a cada ano que realizamos - destaca.

Na Praça, serão preenchidos formulários das pessoas diagnosticadas com diabetes. Os objetivos são cadastrar esses pacientes e encaminhá-los para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a fim de iniciar ou dar continuidade ao tratamento. A atividade é uma parceria da Sociedade Brasileira da Diabetes Seção Rio Grande do Sul, com UFSM, UFN, Fisma e prefeitura.

O secretário de Saúde, Francisco Harrisson, também acompanhou o evento na Praça, que chegou à 10ª edição em 2019. 

- O diabetes é uma das doenças crônicas que leva a muitas complicações que podem causar a morte. Nosso papel é atuar na prevenção e ajudar no tratamento - afirma Harrisson. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Central telefônica do Samu em Santa Maria começa a operar hoje

Próximo

Assinantes têm mais tempo para se inscrever no Projeto Bem Viver Diário

Saúde