urgência e emergência

Central telefônica do Samu em Santa Maria começa a operar hoje

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir das 7h desta segunda-feira, a regulação médica dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a ser feita de Santa Maria, durante o dia, e não mais da central de Porto Alegre. O coordenador médico do Samu no Estado, Jimmy Herrera, está na cidade para acompanhar o começo dos trabalhos. Ele fará possíveis ajustes e encaminhamentos para o primeiro plantão da regulação compartilhada.

O serviço médico regulado por Santa Maria será realizado diariamente, das 7h às 19h. Nos demais horários, a regulação continuará sendo feita por Porto Alegre. Mas a prefeitura já estuda a possibilidade de ampliar a carga horária local.

ESTRUTURA 


Ao todo, sete médicos reguladores foram contratados para o serviço, sendo dois turnos de seis horas para cada um. Esses profissionais passaram por treinamento de 36 a 48 horas presenciais na Central do Samu em Porto Alegre. Eles se somarão aos outros oito médicos intervencionistas que já atuam no serviço.

O investimento na central, por parte do município, é de R$ 52.792,31 mensais, totalizando R$ 337.792,31 para manter o serviço em Santa Maria - incluindo profissionais e veículos - e realizar uma média de 750 atendimentos por mês com mais agilidade. 

*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Primeiro dia de atendimento registra 27 chamados na central telefônica do Samu

Próximo

Ação com teste gratuito de diabetes movimenta Praça Saldanha Marinho

Saúde