surto

Abates em frigorífico de Santa Maria devem ser retomados nesta quinta-feira

18.389

Aos poucos, as atividades no Frigorífico Silva - que enfrenta um surto de Covid-19 identificado no começo do mês - começam a ser retomadas. Até a última quarta-feira, 258 funcionários apresentaram resultado positivo para a infecção, conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT).  

Confira a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

Ainda na quarta, as atividades no setor de desossa - onde os primeiros casos surgiram - haviam sido retomadas, com aproximadamente 70 empregados (com teste e reteste negativo), além de empregados que já cumpriram os 14 dias de afastamento.

Polícia segue à procura de jovem desaparecido há quase duas semanas em Júlio de Castilhos

Há previsão de retorno do abate para a esta quinta-feira, também apenas com empregados com teste e reteste negativo, e trabalhadores que já cumpriram o isolamento.

De acordo com o MPT, a testagem dos trabalhadores do abate e desossa - com teste e reteste com intervalo de 72 horas, conforme pactuado no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) - havia sido concluída. Os trabalhadores dos demais setores fizeram o primeiro teste e estão realizando o reteste ou aguardando o resultado do exame.

As atividades estavam interrompidas há cerca de 10 dias.

FISCALIZAÇÃO
O MPT, a Vigilância em Saúde de Santa Maria e a Gerência Regional do Trabalho fazem o acompanhando de forma articulada, com a manutenção de contatos diários com a empresa e comprovação documental do atendimento das obrigações. 

Com morte em Nova Esperança do Sul, todas cidades da região já têm casos de Covid-19

Mesmo com o retorno das atividades já na quarta-feira, com número reduzido de trabalhadores, o MPT diz que não há indicativos de que as obrigações pactuadas no TAC estejam sendo descumpridas. O órgão informa que, até o momento, não foi apresentada qualquer informação de descumprimento das obrigações assumidas pela empresa, mas destaca que as denúncias podem ser feitas pelo site, pelo aplicativo MPT Pardal e pelo telefone (55) 3220-0600.

O Diário entrou em contato com o frigorífico novamente, nesta quarta-feira, mas a direção preferiu não se manifestar sobre o caso. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim estadual registra mais 3.222 casos confirmados e 82 óbitos por Covid-19 Anterior

Boletim estadual registra mais 3.222 casos confirmados e 82 óbitos por Covid-19

Próximo

Confira a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

Saúde