na região

'Tomei um susto, mas estou bem', revela idosa que recebeu três doses da vacina

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na última semana, a notícia de que uma idosa recebeu três doses da vacina contra a Covid-19 movimentou a cidade de São Francisco de Assis, de 18 mil habitantes, que fica a cerca de 140 quilômetros de Santa Maria. O caso aconteceu no dia 12 de maio, mas só veio à tona depois que uma agente de saúde conferiu a carteira de vacinação da idosa e percebeu a confusão. Segundo a prefeitura, o caso aconteceu por uma falha humana, já que a idosa procurou o posto de saúde para fazer a vacina da gripe, mas uma profissional de saúde teria se confundido e fez a aplicação da CoronaVac. 

O Diário conversou, por telefone, com a idosa. Catarina Silveira, de 71 anos, é aposentada e mora sozinha no centro da cidade. Ela havia feito a primeira dose da CoronaVac em 23 de março e a segunda dose em 22 de abril. Então, esperou passar as duas semanas, como orienta o Ministério da Saúde, e pretendia fazer a vacina contra a Influenza. 

- Tomei um susto quando soube, mas estou bem. Não sabia o que fazer. A agente de saúde tinha ido lá em casa para me entregar uma receita de remédio, e aproveitou para olhar a minha carteirinha. Daí ela viu que eu tinha tomado três doses. Ela avisou o pessoal da secretaria e eles disseram que se eu tivesse algum sintoma, ligasse para eles ou procurasse um médico - conta Catarina, que não teve nenhuma reação até agora.

UFSM inicia recrutamento de voluntários para novo teste de vacina contra Covid-19

A idosa, que sofre de dores nas costas por causa de uma queda recente, segue atenta a qualquer sintoma que surja. Por causa das dores, ela relata que quase não sai de casa.

- Eu me cuido muito, quase não saio. Espero que não aconteça nada - afirma.

O secretário de Saúde, Leonardo Pilar, informou que a prefeitura fará o acompanhamento da idosa durante 30 dias. Segundo ele, o posto de saúde que a idosa procurou realiza a vacinação tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. Mas, no dia que a idosa foi ao local, a vacina da gripe estava em falta. A profissional que fez a aplicação errada já foi identificada e, conforme Pilar, uma sindicância deverá ser aberta pela prefeitura para analisar o caso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nesta quarta, Dia do Desafio vai contar com participação do ídolo Serginho do vôlei

VÍDEO: em ação pela manhã, menos de um terço das doses disponíveis são aplicadas Próximo

VÍDEO: em ação pela manhã, menos de um terço das doses disponíveis são aplicadas

Saúde