Policlínica Central realiza mais de 2 mil atendimentos pediátricos em Santa Maria; veja como funciona o serviço

Desde maio de 2023, a comunidade de Santa Maria conta com o atendimento pediátrico em um espaço novo. Localizado no centro da cidade, a Policlínica Central oferta 44 vagas semanais para consultas com o especialista. A superintendente de Atenção Especializada de Santa Maria, Juliana Pruni, avalia como positivo o desenvolvimento do serviço nos últimos 10 meses: 

– Antes, o pediatra que estava em uma equipe de Atenção Primária atendia apenas aquele território. Agora, ele está em um local central, onde atende pacientes referenciados de todo o município.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Encaminhamentos 

A Policlínica Central é um serviço referenciado, ou seja, não atende demanda espontânea. Os encaminhamentos para pediatria no local são feitos pelas equipes das unidades de saúde, cabendo ao médico clínico identificar qualquer situação que necessite de avaliação de um especialista. Conforme Juliana, o processo segue o protocolo elaborado pela coordenação da Política Municipal de Saúde da Criança:

 – O médico, que está na Atenção Primária, conhece de todas as etapas, idades e situações. Ele tem conhecimento geral, capacidade técnica e operacional, podendo atender as demandas que chegarem ali. Os casos que fogem do alcance da Atenção Primária são encaminhados para a Atenção Especializada, ficando a cargo dos especialistas. Então, a população pode ficar bem tranquila. Não ter pediatra ali, não quer dizer que não vai ter o atendimento que o paciente necessita. Os médicos da Atenção Primária estão preparados. 

Consultas

Atualmente, a Policlínica Central conta com três médicos pediatras. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, 2.282 consultas pediátricas foram marcadas no local entre 3 de maio de 2023 e 11 de março de 2024. Deste quantitativo, 2.059 foram realizadas e 223 não ocorreram, devido ao não-comparecimento dos pacientes.

– Pedimos muita atenção quanto ao absenteísmo. Que quando tiver agendamento, as pessoas não deixem de vir, porque tem um especialista ali disponível para atendimento. Não havendo a possibilidade de levar a criança naquele momento, avise para darmos oportunidade para que outra pessoa possa ser encaixada na agenda, otimizando a assistência daquele profissional – comenta a superintendente. 

Outras especialidades

Além da pediatria, a Policlínica Central oferta consultas ginecológicas e obstétricas; atendimento com Médico da Família e Comunidade para a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e inserção e retirada de DIU); Grupo de combate ao tabagismo; atendimento com fonoaudióloga; atendimento psicológico voltado para mulheres vítimas de violência doméstica, exames de espirometrias, entre outros serviços.

Policlínica Central

  • Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 8º andar do prédio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) (Rua Venâncio Aires, 2035, Bairro Centro)
  • A equipe é composta atualmente por 1 Enfermeira, 1 Agente Administrativo, 1 Auxiliar em Assistência, 1 Serviços Gerais, 3 Ginecologistas, 1 Médico da Família e Comunidade, 3 Pediatras, 2 Fonoaudiólogas, 1 Psicóloga e 1 Estagiário de Enfermagem
  • Serviços – Ginecologia e obstetrícia; pequenos procedimentos cirúrgicos e inserção e retirada de DIU com médico da Família e Comunidade; Grupo de Combate ao Tabagismo; Fonoaudiologia; atendimento psicológico voltado para mulheres vítimas de violência doméstica; exames de Espirometrias
  • Telefone – (55) 3174-1594

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No Dia Mundial da Saúde bucal, conheça o projeto que já atendeu mais de 2,2 mil pessoas em Santa Maria Anterior

No Dia Mundial da Saúde bucal, conheça o projeto que já atendeu mais de 2,2 mil pessoas em Santa Maria

Região de Santa Maria vai receber 26 mil doses da vacina contra a gripe; Campanha começará na próxima segunda no RS Próximo

Região de Santa Maria vai receber 26 mil doses da vacina contra a gripe; Campanha começará na próxima segunda no RS

Saúde