Foto: Beto Albert (Diário)
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) promoverá mutirões de cirurgias eletivas nos feriados de 15 e 20 de novembro para reduzir a fila cirúrgica e o tempo de espera pelos procedimentos. A iniciativa integra o projeto nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, “Ebserh em ação”, que se caracteriza como uma força-tarefa que prevê o aumento de 20% em cirurgias, exames e consultas nos hospitais universitários federais, até 14 de dezembro.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
No dia 15, feriado da Proclamação da República, o Husm realizará 18 cirurgias oncológicas nas especialidades de Ginecologia e Proctologia. Já no dia 20 de novembro, feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, os mutirões incluirão 8 procedimentos oncológicos nas especialidades de cirurgia de Cabeça e Pescoço e 4 de Urologia. Esse último contará com intervenções voltadas ao tratamento do câncer de próstata, coincidindo com o movimento Novembro Azul.
Critérios de seleção dos pacientes
A inclusão dos pacientes nos mutirões cirúrgicos ocorre a partir de uma consulta ambulatorial, na qual o médico identifica aqueles que necessitam do procedimento e define a ordem de prioridade, levando em conta a situação clínica (casos oncológicos, de maior urgência ou com menor brevidade). Os pacientes que atendem aos critérios são então integrados ao mutirão e iniciam o preparo pré-operatório, que inclui a realização de exames e outros passos necessários.
Para a realização dos mutirões, a Comissão de Programação Cirúrgica do Bloco Cirúrgico, em conjunto com as unidades assistenciais, realiza uma avaliação abrangente das condições necessárias, como a disponibilidade de recursos humanos, físicos, instalações e suprimentos essenciais. Esse planejamento detalhado assegura que os mutirões sejam realizados com eficiência e segurança, beneficiando um número maior de pacientes da região.
Sobre a Ebserh
O Husm-UFSM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Com informações da Ebserh
Leia também