2º feminicídio do ano

VÍDEO: colegas de universitária assassinada em Santa Maria prestam homenagem

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também foi marcada por tristeza e pela homenagem à jovem Fernanda Mariâni Debus Hoffmeister, 22 anos, assassinada na madrugada deste domingo na cidade. Fernanda era aluna do 8º semestre do curso de Engenharia Química da instituição.


Por volta das 13h desta segunda-feira, um grupo de cerca de 60 pessoas se reuniu em frente ao prédio 9B do campus de Camobi, onde funciona o Departamento de Engenharia Química (DEQ), para uma cerimônia em memória da segunda vítima de feminicídio em menos de uma semana em Santa Maria.

- Infelizmente, o que nos reúne aqui é um motivo lamentável. Perdemos, ontem, uma colega, uma amiga, uma estudante, uma mulher, uma futura engenheira e uma pessoa que estava do nosso lado. A violência de gênero é um problema social e de saúde pública. Além de ser um momento de oração, em sua memória, nós pedimos por respeito. Quantas mais de nós terão que morrer até que nossa voz seja ouvida? Fernanda, saiba que seguiremos lutando por um mundo mais justo para as mulheres, onde a gente não precise ter medo de ser apenas quem nós somos - falou, ecomocionada, Eduarda Bianchini, membro do Diretório Acadêmico de Engenharia Química (DAEQ) e aluna do curso.

Universitária assassinada e suspeito do crime eram colegas de trabalho

Durante a homenagem, o diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Bandeira Marchesan, lamentou o crime e fez um apelo para que os estudantes não se calem frente à um relacionamento abusivo:

- A gente não quer que isso aconteça, essa inversão do sentido da vida. Que cada um, que são amigos mais próximos, procurem sempre relatar qualquer coisa que aconteça com vocês. Procurem a direção do CT, a Unidade de Apoio Pedagógico e relatem qualquer problema que vocês estiverem sentindo, ou que amigos de vocês possam estar passando, para que a gente possa tomar alguma ação e tentar conversar com as pessoas. Por favor, procurem o apoio da universidade, sejamos vigilantes, para que todos nós, unidos, consigamos evitar mais tragédias como essa.

A coordenadora do curso de Engenharia Química, Damaris Kirsch Pinheiro, também fez um apelo aos alunos e amigos reunidos.

- A gente quer mandar essa energia positiva para a família. É uma pessoa que vai fazer falta. Mas queria dizer, principalmente para as meninas, que nunca aceitem um relacionamento abusivo. Se vocês se sentirem em algum momento que a situação não está de acordo com o que vocês queiram, não vale a pena. Primeiro vem vocês, depois os outros - comentou.

Após os discursos, os presentes participaram de uma oração em memória à jovem, que foi sepultada na manhã desta segunda-feira, data em que retornaria para as aulas na UFSM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: no 1º dia de julgamento, delegadas ressaltam a relação conturbada do pai e da madrasta com Bernardo Anterior

VÍDEO: no 1º dia de julgamento, delegadas ressaltam a relação conturbada do pai e da madrasta com Bernardo

Universitária assassinada e suspeito do crime eram colegas de trabalho Próximo

Universitária assassinada e suspeito do crime eram colegas de trabalho

Polícia/Segurança