preocupação

Vaca usada em pesquisa é furtada, e outra ferida em clínica da UFSM

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Cada vez mais frequente, o furto de animais na UFSM voltou a preocupar os alunos e professores do Departamento de Clínica de Grandes Animais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta segunda-feira, eles perceberam que uma vaca prenha foi esfaqueada e que outra havia sumido.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">De acordo com o chefe do departamento, o professor Marcello Soares, as duas estavam próximas da data do parto. A vaca ferida foi esfaqueada na paleta e passou por uma cirurgia na clinica. Do roubo, ficaram apenas vestígios de sangue no campo (foto ao lado), por isso, a suspeita é de que a vaca tenha sido morta no local e a carne seja vendida pelos ladrões.

Mãe e padrasto não foram omissos com menina que morreu após estupro, diz delegada

Soares explica que os alunos do curso de Medicina Veterinária costumam exercer práticas nesses animais, como coleta de sangue e análises clínicas. É comum, também, segundo o professor, o uso de medicamentos, hormônios e até mesmo a prática de inseminação artificial nos bichos que ficam no local. Por causa disso, o professor alerta que não é recomendado o consumo da carne desses animais, e os consumidores devem sempre desconfiar na compra de carne sem procedência. 

Neste ano, já foram oito animais furtados na UFSM, segundo o professor. Só na clinica, três animais sumiram:

- Temos ainda 13 animais no nosso departamento. Vivemos num constante estado de insegurança com a retirada dos vigilantes da área. Isso é muito triste, pois esses animais são importantes para o aprendizado dos estudantes - destaca Soares.

RGE fará plantio de 50 mudas para compensar corte de 17 árvores na Rua do Rosário

O caso mais recente havia sido em agosto, quando uma novilha foi roubada. Uma ocorrência será registrada nesta quarta-feira na Delegacia de Polícia Federal, que deve investigar o caso. De acordo com o delegado da PF Tiago Welfer, não foi possível descobrir a autoria de nenhum dos furtos da UFSM até agora.

- É muito difícil chegar até a autoria porque os criminosos se aproveitam do isolamento, da falta de movimento do local, que é afastado do restante da universidade. Os bandidos são bem cuidadosos e não deixam nenhuma pista. Não há câmeras de segurança e vigilantes lá, o que prejudica a investigação. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso após câmeras flagrarem agressão contra companheira em Lavras do Sul Anterior

Homem é preso após câmeras flagrarem agressão contra companheira em Lavras do Sul

Jovem é assaltada no Bairro Nonoai Próximo

Jovem é assaltada no Bairro Nonoai

Polícia/Segurança