O suspeito de ter matado, com uma facada no peito, Vanderlei de Freitas, 26 anos, no dia 31 de maio, apresentou-se nesta segunda-feira na 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP). Francisco Soares da Silva, 20 anos, prestou depoimento e, como tinha a prisão preventiva decretada pela Justiça porque já vinha sendo investigado como suspeito de cometer o crime, foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
Segundo o suspeito relatou ao delegado que investiga o caso, Marcos Ramos Vianna, na noite do crime, ele teria chegado cedo a uma festa que ocorria na sede da escola de samba Mocidade Independente das Dores. Como ainda não havia seguranças no local, ele contou que não teria sido revistado e, assim, conseguiu ingressar com uma faca.
Segundo o delegado, durante a festa, Silva teria ido pedir uma música no palco, quando foi barrado por três homens. Um dos homens teria tentado agredi-lo. Nesse momento, Silva teria puxado a faca e desferido o golpe contra Vanderlei de Freitas, que não estaria o agredindo, mas faria parte do grupo.