depois da sindicância

Sete servidores da Guarda vão responder a Processo Administrativo por conduta em atendimento

da redação

Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria) 

Após nove servidores da Guarda Municipal de Santa Maria responderem a uma sindicância, sete deles vão responder a um Processo Administrativo Disciplinar (Pad). O Pad vai continuar apurando a conduta dos sete no atendimento a uma ocorrência de trânsito na madrugada do dia 22 de julho, no Bairro Itararé. 

A sindicância começou após uma moradora registrar, em vídeo, que duas viaturas da Guarda Municipal atenderam o caso. Naquela noite, um Celta acabou subindo na calçada e derrubou duas árvores na Avenida Assis Brasil, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, por volta das 4h30min.  Ela registrou denúncia na Ouvidoria da prefeitura por desconfiar da forma como os guardas municipais atenderam ao acidente. Ela suspeitou o fato de duas viaturas terem atuado para tirar o carro da calçada e não terem aplicado o teste do bafômetro ou terem comunicado a Brigada Militar. A mulher disse à reportagem que o motorista estava visivelmente embriagado.

Os empregos que mais contrataram e demitiram trabalhadores em Santa Maria

A sindicância foi concluída na última quinta-feira e no mesmo dia foi instaurado o Pad. Dois dos guardas que responderam a sindicância não responderão ao processo disciplinar porque não foi verificado que eles cometeram irregularidades. A Lei Municipal 3.326/1991, que dispõe do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais, prevê o tempo do Pad pode durar até 60 dias com a possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. 

A reportagem questionou à assessoria de comunicação da prefeitura se sete guardas estão cumprindo suspensão ou trabalhando normalmente e aguarda resposta. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bebê que foi abandonada deixa o Hospital Universitário de Santa Maria Anterior

Bebê que foi abandonada deixa o Hospital Universitário de Santa Maria

Assaltantes invadem competição de pôquer em Santa Maria e levam R$ 7 mil Próximo

Assaltantes invadem competição de pôquer em Santa Maria e levam R$ 7 mil

Polícia/Segurança