Fiscalização

Sete motoristas recusaram fazer o teste do bafômetro na operação Balada segura deste final de semana

Sete motoristas recusaram fazer o teste do bafômetro na operação Balada segura deste final de semana

Foto: Diniana Rubin (Prefeitura de Santa Maria/ Diulgação)

Para coibir o uso de bebida alcoólica junto à direção, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou mais uma Operação Balada Segura. As barreiras foram em trechos da Rua Serafim Valandro e da Avenida Hélvio Basso, entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16). Dos 98 veículos abordados, sete motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, sendo aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


— Constatamos um número alto de recusa dos motoristas para não fazerem o teste de etilômetro. Todos sabem que o equipamento é utilizado neste tipo de Operação e acusa o nível de álcool no organismo. É de conhecimento de que se o motorista dirigir após ingerir bebida alcoólica está infringindo a lei, e trazendo risco para sua vida e de outras pessoas. Atenção e cuidado no trânsito é uma responsabilidade de cada um. Se beber, não dirija, utilize outros meios ou peça carona — reforça o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.


Nesta ação também foram abordados dois veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecido a opção para o pagamento dos débitos através do aplicativo bancário como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Os dois motoristas optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção. Ainda durante a operação, um condutor foi flagrado conduzindo o veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo aplicada as penalidades de acordo como prevê o CTB.


A Operação Balada Segura deste final de semana foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), com apoio da Brigada Militar.


Dados da Operação:

  • Veículos abordados: 98
  • Total de autuações: 24
  • Autuados por recusa: 7
  • Testes de etilômetro: 91


*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leandro Boldrini, condenado pela morte do filho Bernardo, começa a cumprir pena no semiaberto Anterior

Leandro Boldrini, condenado pela morte do filho Bernardo, começa a cumprir pena no semiaberto

Próximo

Após sair de casa noturna, mulher é vítima de estupro em Santa Maria

Polícia/Segurança