indicadores

Santa Maria registra queda em crimes contra a vida e violência contra a mulher em agosto

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta sexta-feira, os indicadores criminais do Estado do mês de agosto. Comparados com o mesmo período do ano passado, em Santa Maria houve redução de assassinatos, furtos e roubos, além de crimes contra a mulher, como lesão corporal e estupro. 

Autor confesso de assassinato de jovem se apresenta à polícia, mas alega legítima defesa

No mês passado, a cidade registrou dois homicídios, nos dias 16 e 29 de agosto. As vítimas foram Alessandro Carvalho Matos, 39 anos, e Roger dos Santos Carvalho, 25 anos, ambos mortos a tiros. Em 2019, no mesmo período, quatro pessoas perderam a vida: três vítimas de homicídio e um de latrocínio, crime que não foi registrado em agosto deste ano em Santa Maria. 

Os furtos tiveram redução de 36% e os roubos passaram de 119 em agosto de 2019 para 55 em agosto deste ano, ou seja, uma redução de 54%. 

Para o delegado regional da Polícia Civil Sandro Meinerz, a redução de homicídios pode ser explicada pelo aumento do índice de elucidação dos casos. Já em relação aos demais crimes, ele atribuiu ao trabalho em conjunto e o impacto da pandemia: 

- Conseguimos aumentar bastante as ações investigativas, além da Brigada Militar estar fazendo um trabalho de prevenção. Também tivemos ajuda da pandemia, pois menos pessoas na rua são menos vítimas. Além disso, com diminuição do número de novas ocorrências, conseguimos trabalhar mais nas que já tínhamos - explica. 

CrimeAgosto de 2020Agosto de 2019
Homicídio23
Latrocínio01
Furtos190296
Abigeato97
Furto de veículo820
Roubos55119
Roubo de veículo31
Estelionato14882
Delitos relacionados à armas e munições199
Entorpecentes - Posse1650
Entorpecentes - Tráfico4441

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Em relação aos crimes de violência contra a mulher, ameaça, lesão corporal e estupro tiveram redução em Santa Maria neste mês, comparado a agosto do ano passado. Feminicídio e tentativa de feminicídio não foram registrados na cidade em ambos períodos. 

Homem é preso por aplicar golpe de R$ 7 mil com cartão clonado em idosa

De acordo com a delegada responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) Elizabete Shimomura, ainda não se sabe o real motivo dessas diminuições, mas é possível que o trabalho em conjunto de diversos órgãos, como Polícia Civil, Brigada Militar e Judiciário, tenham impacto nos números. 

- Hoje os agressores sabem que vão ser presos, por conta de todo o trabalho de investigação, prevenção e divulgação. Só no ano passado, foram mais de 220 agressores presos. Agora, temos menos de mil ocorrências em andamento, em março do ano passado eram mais de cinco mil - comenta Elizabete.  

Até agora, foi registrado um feminicídio na cidade, em março. A vítima foi a jovem Andressa de Borba Angnes, de 25 anos. 

A delegada acredita também que houve diminuição do número de subnotificações - quando um caso real acontece, mas não chega até as autoridades - pelo aumento de canais para denúncia e iniciativas de prevenção. 

CrimeAgosto de 2020Agosto de 2019
Ameaça8696
Lesão Corporal3957
Estupro68
Feminicídio00
Tentativa de feminicídio00

NO ESTADO
Em todo o Rio Grande do Sul, os números também foram positivos em relação à violência contra mulheres. Os estupros caíram de oito, em 2019, para quatro neste ano - é o quarto mês consecutivo de retração no principal indicador de violência contra a mulher. 

Os latrocínios (assalto seguido de morte) também tiveram redução de 60%, que representa o menor número no mês de agosto desde 2002. 

Por outro lado, no Estado, houve aumento de 9,2% de homicídios. Foram 130 vítimas contra 119 no mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o número é ainda o segundo menor desde 2003. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é assaltada no Bairro Nossa Senhora do Rosário Anterior

Jovem é assaltada no Bairro Nossa Senhora do Rosário

Próximo

Autor confesso de assassinato de jovem se apresenta à polícia, mas alega legítima defesa

Polícia/Segurança