Santa Maria chega a 28 homicídios no ano

Santa Maria chega a 28 homicídios no ano

Foto: Arquivo Pessoal

Braian Paiva da Silva, 28 anos foi morto a tiros em uma praça no Bairro Patronato

Santa Maria enfrenta um aumento nos índices de homicídios neste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados estatísticos revelam que até o dia 17 de abril de 2023, a cidade havia registrado 22 homicídios. No entanto, neste ano, esse número aumentou para 28, representando um aumento de 27%. É importante destacar que duas dessas mortes foram classificadas como resultado de oposição de intervenção policial, onde criminosos reagiram à abordagem e trocaram tiros com a polícia.


Na noite de terça-feira (16), após nove dias sem homicídios na cidade, duas pessoas foram executadas em um curto intervalo de tempo. Os crimes ocorreram nos bairros Patronato e Pinheiro Machado. A primeira vítima foi identificada como Braian Paiva da Silva28 anos, atingido por disparos de arma por volta das 19h, enquanto estava na Praça Reinaldo Cóser, localizada na Rua das Rosas, no Bairro Patronato. Conforme relatos da polícia, Braian, que estava em regime domiciliar usando tornozeleira eletrônica, possuía um histórico criminoso, incluindo passagens por resistência, posse de entorpecentes, tráfico de drogas e lesão corporal.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

 A vítima havia chegado ao local com uma motocicleta, estava sentado na praça quando um suspeito chegou e efetuou vários disparos contra ele. O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Após o crime, o suspeito fugiu em direção à Vila Lídia. Oito estojos de munição calibre 9mm e um projétil foram apreendidos no local. A motocicleta de Braian foi entregue ao seu cunhado. 

Gustavo Jaymes Rodrigues, 27 anos foi executado a tiros ao desembarcar de um carro na Rua Maquinista Lucas Fortes dos Santos, no Bairro Pinheiro MachadoFoto: Arquivo Pessoal

No segundo homicídio, registrado por volta das 20h30 na Rua Maquinista Lucas Fortes dos Santos, no Loteamento Cipriano da Rocha, no Bairro Pinheiro Machado, Gustavo Jaymes Rodrigues, 27 anos, foi vítima de uma execução a tiros. De acordo com informações policiais, Gustavo chegou ao local na carona de um veículo Peugeot e, ao desembarcar com as mãos erguidas em sinal de rendição, foi alvo de vários disparos por parte dos ocupantes do automóvel, que fugiram imediatamente após o crime.


Agentes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) estiveram presentes na cena do crime e encontraram e apreenderam 13 estojos calibre 9mm e dois projéteis. 


O Delegado Marcelo Mendes Arigony, titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), garantiu que todas as diligências estão sendo realizadas nos locais dos crimes, e os inquéritos policiais foram instaurados - Estamos empenhados em esclarecer ambos os casos nos próximos dias, buscando também responsabilizar criminalmente os autores. disse Arigony.


ELUCIDAÇÃO

Até o dia 10, a Delegacia de Homicídios já havia realizado a prisão de mais de 30 suspeitos de crimes, chegando à elucidação dos homicídios superior a 90%.

Aproximadamente 100 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, visando desarticular grupos criminosos e apreender armas e drogas que possam estar relacionadas aos casos de homicídios.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar inaugura base da Corregedoria-Geral em Santa Maria Anterior

Brigada Militar inaugura base da Corregedoria-Geral em Santa Maria

Identificados os dois jovens assassinados a tiros em Santa Maria na noite de terça Próximo

Identificados os dois jovens assassinados a tiros em Santa Maria na noite de terça

Polícia/Segurança