Tupan e Júlio de Castilhos

Presos suspeitos de envolvimento nas mortes de produtor rural, motorista de aplicativo e passageiro em duas cidades da região

Presos suspeitos de envolvimento nas mortes de produtor rural, motorista de aplicativo e passageiro em duas cidades da região

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em casas prisionais e apreenderam vários celulares

A Polícia Civil deflagrou na terça-feira a operação "Abaddon", que investiga um latrocínio (roubo com morte e uma execução. Os crimes aconteceram no dia 8 de abril nas cidade de Julio de Castilhos. Foram cumpridas 13 ordens judiciais, entre mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueios de contas bancárias. O mandados foram cumpridos em Santa Maria, Novo Hamburgo, Três Passos e Passo Fundo. Alguns dos presos podem ter relação com um latrocínio ocorrido em Tupanciretã no dia três de abril.

Em Santa Maria foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na Penitenciária Estadual de Santa Maria. Em Novo Hamburgo foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. No Presídio Estadual de Três Passos foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Já no Presídio Regional de Passo Fundo foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

Após a investigação feita pela Delegacia de Polícia de Júlio de Castilhos no decorrer dos meses de abril e maio. O nome da operação faz relação ao termo hebraico que tem o significado de “destruição”, pois a facção teria causado duas mortes no município. Os policiais fizeram quase três mil quilômetros durante as diligências esclarecendo a motivação dos crimes e identificando outros criminosos envolvidos no homicídio e latrocínio ocorridos no dia 8 de abril. 

O crime aconteceu na localidade de Sortiga, área rural de Júlio de Castilhos. Os policiais apuraram que os criminosos foram até o município em busca da camionete que foi roubada no latrocínio ocorrido em Tupanciretã no dia 3 do mesmo mês, quando Reneu Morais da Silva, de 63 anos, foi brutalmente espancado e acabou morrendo. A ideia dos assaltantes era levar a camionete para outra cidade durante a madrugada, mas não localizaram o veículo e decidiram dormir em um hotel às margens da rodovia BR-158. 

Pela manhã, eles pegaram uma corrida de aplicativo, retornaram à localidade de Sortiga e viram que a camionete realmente não estava no local em que deveria estar, o que teria ocasionado a morte Jeferson de Souza Ribas de 35 anos. Já o motorista de aplicativo ​Jakson Padilha e Silva, de 27 anos, foi morto por que os criminosos precisavam do carro para fugir da cidade, para cometer outros crimes e por que ele testemunhou a execução de Ribas.

Abadom é um termo hebraico que tem o significado de “destruição”A investigação apontou que a vinda dos criminosos até Julio de Castilhos envolve uma facção da região metropolitana que tem agido em cidades do interior. Os presos na operação são os responsáveis pelo pagamento do hotel e do transporte, bem como por dar assistência a um dos executores. Já a presa teria prestado auxílio ao motorista. Um suspeito indivíduo não foi localizado e é considerado foragido.

As idades dos presos variam de 22 a 31 anos, sendo três homens e uma mulher. Os antecedentes policiais deles são os mais variados, entre latrocínio, homicídio, furto, roubo, estelionato, organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.

Além dos presos na operação, outros três suspeitos já estão presos preventivamente, os dois executores e o motorista que os trouxe até a cidade para o crime. Eles estão recolhidos no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, Presídio Regional de Passo Fundo e Presídio Estadual de Encantando.

A ação foi coordenada pelo delegado Adriano Winkelmann De Rossi, titular da DP de Júlio de Castilhos e contou com o apoio de policiais de delegacia de Santa Maria, da Delegacia de Polícia do Interior (DPI), de Três Passos, e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médico é preso após matar a ex-companheira e o namorado dela em São Gabriel Anterior

Médico é preso após matar a ex-companheira e o namorado dela em São Gabriel

Idosa morre e duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente na BR-158 em Itaara Próximo

Idosa morre e duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente na BR-158 em Itaara

Polícia/Segurança