segurança

Prédio doado ao Estado centralizará atendimento de chamadas de emergência

Camila Gonçalves

Fotos: Luiz Otávio Prates (Divulgação/SSP)

Na manhã desta quinta-feira, o governador José Ivo Sartori assinou o decreto de unificação das chamadas de atendimento de emergência e a criação dos Centros Integrados de Operações e Emergência (Ciopes) do Estado, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. No final da tarde de hoje, o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, esteve em Santa Maria para visitar o local onde deve ser implantado o centro na cidade. O endereço será a Avenida Nossa Senhora da Medianeira, 91, no prédio que abrigava a Justiça Militar da União. O imóvel foi cedido pela União ao Estado de forma provisória, por se tratar de ano eleitoral. A doação definitiva deve ser efetivada em janeiro de 2019, segundo Schirmer. A utilização do prédio não terá custo para o Estado. 

Mulher é presa com droga e R$ 4 mil em dinheiro em Santa Maria

Santa Maria será uma das 31 cidades a sediar os centros. O decreto determina que os Ciopes receberão imagens de câmeras de videomonitoramento dos órgãos de segurança pública de toda a região. Segundo o secretário Schirmer, o Estado vai destinar policiais da reserva e ex-soldados das forças armadas para atender aos chamados, acionando o órgão responsável por cada ocorrência.

- Nossa parte era conseguir o prédio. Agora que está disponível, vai depender das forças da comunidade. Quando começar a funcionar, nós colocamos o pessoal da reserva e do Exército - disse Schirmer.

Suspeito de matar homem em Santa Maria é preso

Em Bento Gonçalves, o centro foi inaugurado há um ano, bancado pela iniciativa privada. O sistema de monitoramento por câmeras custou cerca de R$ 250 mil.

A prefeitura de Santa Maria já concluiu o termo de referência da licitação para a compra de 700 câmeras, que serão instaladas em postos de saúde, escolas e outros prédios municipais e 30 câmeras com a tecnologia capaz de ler placas de veículos e detectar carros roubados, por exemplo. De acordo com o chefe da Casa Civil e secretário interino de Finanças de Santa Maria, Guilherme Cortez, a licitação deve ser aberta para a participação de empresas interessadas, no início de janeiro.

Quanto à centralização das chamadas, inicialmente, o número de emergência dos órgãos como Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros continuará sendo o mesmo para a população, mas as ligações cairão em uma mesma central. Depois que os serviços forem unificados, a Secretaria de Segurança Pública vai utilizar o 190 como o telefone principal. O número vai abranger os serviços do 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 197 (Polícia Civil). Futuramente, pode ainda absorver as chamadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foragido da Justiça é recapturado na Região Oeste de Santa Maria

MOBILIZAÇÃO 
Uma sala do novo centro também será destinada ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Santa Maria. De acordo com o diretor-secretário do Consepro local, Rodrigo Décimo, a entidade está ouvindo os órgãos de segurança em Santa Maria e deve elaborar projetos para encaminhar ao Estado para serem contemplados pela Lei de Incentivo à Segurança Pública, sancionada em dezembro deste ano pelo governador. Conforme a nova lei, empresas gaúchas poderão destinar parte do ICMS para projetos na área de segurança pública.  

- Conversamos com o secretário, na semana passada, justamente sobre o aproveitamento do ICMS para a destinação desses recursos. A gente está conversando com cada uma das forças policiais e de segurança para formatar esses projetos e obter esse benefício fiscal - comentou Décimo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fiscalização nas estradas durante feriado natalino terá início na madrugada desta sexta Anterior

Fiscalização nas estradas durante feriado natalino terá início na madrugada desta sexta

Suspeito de matar homem em Santa Maria é preso Próximo

Suspeito de matar homem em Santa Maria é preso

Polícia/Segurança