Uma mensagem que circula em grupos de WhatsApp tem colocado pais e responsáveis por crianças em alerta em Santa Maria. No texto, é solicitado que pais fiquem atentos às atividades dos filhos nas redes sociais, já que uma ilustração com orientações sobre como cometer suicídio estaria sendo enviada para as crianças em tom de brincadeira. A ilustração usa uma linguagem fácil e é bem atrativa para as crianças. O Diário não divulgará a imagem seguindo as orientações de não disseminar esse tipo de conteúdo.
- Eu já tinha visto no Face. Achei um absurdo - comentou uma mãe em um grupo de WhatsApp.
Polícia investiga denúncia de incêndio criminoso em uma casa onde estavam três crianças
Uma outra mulher, que tem uma filha na Educação Infantil, disse que a mesma mensagem foi enviada em um grupo de mães da escola da filha.
- Eu recebi uma vez e não repassei a ninguém, pois preferi excluir logo do celular para não correr o risco de as crianças verem - disse a mãe.
Adolescentes são assaltadas na área central de Santa Maria
De acordo com a delegada Luiza Sousa, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), ainda não há nenhum registro sobre o caso na Polícia Civil de Santa Maria. Entretanto, a delegada salienta que é preciso tomar cuidado com este tipo de mensagem, já que a disseminação da ilustração configura o crime de instigação ao suicídio.
- A pessoa pode fazer o registro, mas é muito difícil identificar a origem desta mensagem. Muito possivelmente, a pessoa que fez a ilustração é a mesma que criou o texto de alerta, para que a mensagem pudesse ser disseminada. É preciso que pais e responsáveis fiquem atentos a esse tipo de situação - explicou a delegada.
COMO AGIR DIANTE DESSE TIPO DE MENSAGENS
A delegada orienta pais e responsáveis para o que deve ser feito caso recebam a mensagem em seus celulares:
- Não abra a mensagem
- Não repasse para outras pessoas, mesmo que para alertar
- Delete a mensagem e a ilustração do seu celular para evitar que seu filho veja
ONDE DENUNCIAR
- Caso você receba a mensagem e queira fazer o registro do caso, procure a Polícia Civil. A Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) fica na Rua dos Andradas, 1.397, e a DPCA fica na Rua Serafim Valandro, 360, ambas no Centro
ONDE BUSCAR AJUDA E ORIENTAÇÃO
- E caso você conheça alguém que está em sofrimento ou apresente sinais de ideação suicida, procure ajuda profissional. Em Santa Maria, o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço de emergência de apoio emocional, atende 24 horas, de graça, de telefone fixo ou celular, pelo número 188. Também há atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no posto do CVV na cidade, que fica na Estação Rodoviária.