Fotos: Polícia Civil
Armas, dinheiro, joias, relógios, veículos e drogas foram apreendidos pela polícia
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Viamão, na manhã desta terça-feira (12/03) deflagrou a Operação Repasse. O objetivo da ação é o cumprimento de 130 ordens judiciais de busca e apreensão relacionadas à investigação de organização criminosa atuante em Porto Alegre e Região Metropolitana. Em Santa Maria, a operação ocorreu com apoio de policiais civis da cidade, porém, até o momento não foi informado se alguém foi preso, ou algum objeto apreendido e onde foram os alvos da investigação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o Delegado Guilherme Calderipe, os alvos são apontados como suspeitos de estarem envolvidos em um grande esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Eles se utilizam de empresas de diversos ramos, dentre eles revendas de veículos, para burlar os mecanismos de controle de movimentações financeiras.
Análises feitas pelas equipes de investigação mostram que o grupo movimentou mais de 127 milhões de reais nos últimos anos. As ordens judiciais são realizadas em 28 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As buscas têm o objetivo de coletar mais elementos que comprovem as movimentações financeiras dentro do esquema de lavagem de dinheiro, esquema apontado como meio de garantir a aquisição de patrimônio de luxo para os seus beneficiários.
Segundo a Polícia Civil, até o momento armas, munições, relógios de luxo, dinheiro e celulares foram apreendidos. O balanço oficial da Operação Repasse, serão divulgados após o encerramento da ação.