investigação

OUÇA: vítima de estelionatário conta como escapou de golpe envolvendo sites de compra e venda em Santa Maria

João Pedro Lamas

Foto: Polícia (Divulgação)

"Eu só não caí porque eu sou muito receoso em anunciar. Os golpes estão aí e eles são muito perfeitos. É uma situação que quase que convém".

A frase acima foi dita por Divor Bassan, 41 anos, que quase foi vítima de um estelionatário em um dos vários casos de tentativa de golpe, e pelo menos dois concretizados, envolvendo sites de compra e venda que tem assolado Santa Maria. O alvo dos estelionatários é, principalmente, quem tem interesse na compra ou venda de veículos.

Bassan, que é advogado, conta que o contato foi feito via WhatsApp na última quinta-feira. O suposto cliente pediu informações sobre um veículo que ele tinha anunciado em um site de compra e venda.

Vítima de golpe em site de compra e venda sofre prejuízo de R$ 83 mil em Santa Maria

A desconfiança veio com a facilidade do negócio.

- Mas eu achei muito fácil. Ele disse, depois de pedir características do veículo, e eu mandar fotos, 'perfeito, é meu. Daqui um pouco estou entrando em contato com o meu gerente para fazer a transferência para o senhor' - relata Bassan.

Poucas horas depois, ele recebeu um documento que comprovaria a transferência do valor do veículo. O estelionatário, então, perguntou se poderia ir de noite buscar o que tinha comprado. Bassan, então, consultou seu extrato, e viu que a transferência na verdade se tratava de um depósito que ainda estava por ser compensado. Ele disse ao estelionatário que aguardaria o crédito na conta para entregar o veículo, mas o estelionatário tentou conversar.

- No outro dia, já não tinha mais nada na minha conta. Entrei em contato pelo WhatsApp, e ele não respondeu e me bloqueou - conta Bassan.

O próximo passo dado por Bassan foi procurar a polícia.

Ouça o relato completo dele:

Até agora, dois casos foram registrados na Polícia Civil em Santa Maria de pessoas que caíram no golpe. O prejuízo individual dele chega a quase R$ 100 mil. A polícia sinaliza que é demorado o processo de investigação que identifica o responsável pelo crime, pois muitas vezes ele é cometido por pessoas que não são da cidade onde acontece. Por isso, o esforço é investido na prevenção: divulgando informações.

OUÇA: polícia alerta para golpe envolvendo sites de compra e venda em Santa Maria

O número de tentativas de golpe, no entanto, tem sido "bem maior" de acordo com a Polícia Civil, que não mantém contagem. É por essa razão que orientam a população a desconfiarem de negócios que pareçam muito vantajosos.

Qualquer informações sobre casos semelhantes podem ser repassadas à Polícia Civil pelo telefone 190.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Responsável pela defesa da médica Virgínia Soares, criminalista Elias Mattar Assad lança livro na cidade Anterior

Responsável pela defesa da médica Virgínia Soares, criminalista Elias Mattar Assad lança livro na cidade

Suspeito de mostrar órgão sexual para menina de 3 anos pode não ser responsabilizado pelo crime Próximo

Suspeito de mostrar órgão sexual para menina de 3 anos pode não ser responsabilizado pelo crime

Polícia/Segurança