Operação Força Verde: Batalhão Ambiental da Brigada Militar realiza apreensões em patrulhamento aquático na região

Operação Força Verde: Batalhão Ambiental da Brigada Militar realiza apreensões em patrulhamento aquático na região

Foto: Divulgação

Neste sábado (16), policiais militares do 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) desencadearam a Operação Força Verde - Patrulhamento Aquático, em diversos municípios banhados pelos rios Jacuí, Vacacaí, Ibicuí, Ijuí Grande, Santa Maria, Uruguai, barragens e áreas de alague, dentre outros locais de águas interiores do Estado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


No Vacacaí e Jacuí, três embarcações das frações de Santa Maria e Cachoeira do Sul, juntamente com o Comandante do 2° BABM, Major Robinson Marcos Garcia, cobriram uma área de aproximadamente 120 km de navegação, realizando abordagens a acampamentos e retirada de aproximadamente 1.500 metros de redes.


A embarcação de Cachoeira do Sul subiu o rio Jacuí, e ao abordar um acampamento, os policiais encontraram 4 espingardas, mais de 100 munições de diversos calibres, 102 quilos de peixes filetados, 5 quilos de carne de capivara, 3,5 quilos de carne de jacaré, 113,5 quilos de piava e carpa, redes de pesca, pólvora, espoleta, chumbo, dentre outros materiais. Os responsáveis foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Cachoeira do Sul.


Foto: Divulgação


A embarcação de Santa Maria que desceu o rio Jacuí, ao abordar um acampamento com dois indivíduos, encontrou 15 quilos de pescados, quantidade acima do permitido na piracema. No local, foram apreendidas uma rede de pesca e uma balança. 


Em outra abordagem, também foi fiscalizada uma draga que apresentou Licença de Operação da Fundação Estadual de Proteção Animal (Fepam) e licença da Agência Nacional de Mineração (ANM) para lavra de areia do leito do Rio Jacuí. A empresa foi notificada a apresentar a Licença de Operação da Draga e os croquis.


Em São Gabriel, durante abordagens próximas aos locais de pesca, foi encontrada uma espingarda e 50 munições em situação irregular. O proprietário foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de São Gabriel.


Já em Manuel Viana, os policiais militares de Alegrete recolheram 94 metros de redes e 9 boias loucas, sendo abordadas 5 pessoas, 4 acampamentos e 1 embarcação durante os 30km de patrulhamento aquático no Rio Ibicuí.


Em Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro, os policiais militares de Cruz Alta, os policiais apreenderam 80 quilos de carnes sem procedência, 6 peixes, 58m de redes, 5 molinetes e 15 linhas.


No total, foram abordadas 120 pessoas, 30 veículos, 10 embarcações e mais de 60 peixes foram devolvidos ao seu habitat. Além disso, 20 acampamentos foram fiscalizados. Na operação, foram usadas 8 embarcações, 14 viaturas e 50 policiais militares.


Foto: Divulgação


*Com informações do setor de Comunicação Social do 2° BABM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é ameaçado de morte, tenta fugir, mas é esfaqueado no Bairro Bonfim, em Santa Maria

Casal que morreu em acidente provocado por motorista bêbado na BR-158 havia completado três anos de namoro na sexta-feira Próximo

Casal que morreu em acidente provocado por motorista bêbado na BR-158 havia completado três anos de namoro na sexta-feira

Polícia/Segurança