“A criança estava bem nervosa”, diz PM que encontrou menino de 8 anos dirigindo carro

Foto: Arquivo Pessoal


Acostumados a flagrar adolescentes de 16 ou 17 anos dirigindo carros e motos, dois policiais militares ficaram intrigados quando foram chamados para atender uma ocorrência de acidente de trânsito envolvendo uma criança que estaria dirigindo um carro no Bairro Nova Santa Marta. O Diário conversou com um dos PMs sobre o caso que tem gerado repercussão.

Segundo o policial, o que eles não imaginavam é que, na realidade, não seria um adolescente. Mas um menino bem menor, de 8 anos, que fez a “proeza” de dirigir um carro de câmbio manual por quase 2 km.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ao chegar ao local e encontrar o veículo em cima da calçada, na Rua Apóstolo João, foram procurar quem seria o condutor do carro. Ele estava sentado em uma cadeira, de chinelos, óculos e boné, sendo acalmado por moradores que o encontraram após ele parar o veículo, sem combustível, na manhã desta segunda-feira (11)

Em um primeiro momento, conforme o soldado Iuri Bedin, a guarnição chegou a pensar que o motorista seria um homem já conhecido na cidade, que tem uma síndrome rara e aparência de criança. Mas ao chegar no local, não restou dúvida. O menino baixinho era mesmo o motorista e confessou que pegou o Prisma preto da mãe porque queria ir para a escola.

– Conversamos com a criança e questionamos sobre o ocorrido. Ela estava bem nervosa. Relatou que estava com mais dois irmãos menores em casa e que havia pego o carro para ir para a escola. Dentro desse carro, havia uma bicicleta, a mochila da criança e mais uma bola. 

LIVRAMENTO

O soldado Bedin relata que a criança havia parado de andar com o veículo porque teria acabado o combustível. A guarnição tentou, sem sucesso, entrar em contato com a mãe do menino, que estaria trabalhando. Em seguida, o Conselho Tutelar foi acionado e compareceu até o local. 

– A sensação é ímpar, quase que inexplicável... Uma sensação de livramento, por não ter ocorrido nada mais grave com a criança e com outras pessoas, assim como sensação de dever cumprido, de poder atender a ocorrência e dar a ela o desfecho correto - disse o policial.

O que não ficou claro é como o menino de apenas 8 anos conseguiu dirigir um carro, com câmbio manual, durante o trajeto de 2 km.

A guarnição também constatou que o veículo estava com o licenciamento vencido e por não ter sido pago no momento do fato, foi recolhido ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran RS).

CUIDADO REDOBRADO

Por meio de nota, o colegiado do Conselho Tutelar Oeste de Santa Maria informou que a família foi atendida no Conselho Tutelar na segunda-feira para que fossem aplicadas as medidas de proteção cabíveis ao infante devido à gravidade do caso.

O órgão ressaltou  que, como o ato foi praticado por uma criança, não há que se falar em responsabilização e criminalização da mesma, e sim em medidas de proteção, aplicadas pelo Conselho Tutelar, que podem ser realizadas para os pais e responsáveis bem como para a criança.

O Tenente Ávila, comandante da Força Tática do 1º RPMon, conta que a Brigada Militar já havia flagrado adolescentes de 16 e 17 anos dirigindo em Santa Maria, mas uma criança de 8 anos foi a primeira vez. Ele reforça os cuidados que os pais devem ter nessas situações:

– É preciso não dar chance para que a criança tome posse do veículo e das chaves e também não estimulá-la a querer dirigir desde cedo. É perigoso, pois elas não têm discernimento nenhum de normas de trânsito e de direção. Mesmo que os pais estejam juntos, entregar a direção para os filhos menores de idade é uma infração grave.

* Colaboraram Rafael Menezes e Vitor Zuccolo


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é morto a facadas em Santa Maria e marca o 51° homicídio do ano Anterior

Homem é morto a facadas em Santa Maria e marca o 51° homicídio do ano

Polícia Civil debate ações de prevenção à violência com alunos de Boca do Monte Próximo

Polícia Civil debate ações de prevenção à violência com alunos de Boca do Monte

Polícia/Segurança