Operação Defense: Polícia apreende carnes de caça, redes de pesca e munições em Santa Maria

Operação Defense: Polícia apreende carnes de caça, redes de pesca e munições em Santa Maria

Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (19), a Polícia Civil, por meio da 4º Delegacia de Polícia (DP), em conjunto com a Brigada Militar, desencadeou a Operação Defense, com objetivo de combater crimes de abigeato (roubo de gado), contra a fauna e contra os direitos do consumidor.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas localidades do Passo do Verde e no Bairro passo das Tropas, ambos em Santa Maria. 

No primeiro endereço foram encontradas carnes de caças de espécies nativas como tatu-galinha, cutia e capivara, sendo lavrado termo circunstanciado ao autor.

No segundo endereço, foram apreendidos 1,6 mil metros lineares de redes de diversas malhas, cartuchos de munição calibre 12 e de calibre restrito, estojos de munição de vários calibres, chumbo e pólvora para recarga, armadilhas para caça, rede camuflada, refletores, entre outros objetos de apoio utilizados para caça e pesca ilegal. Foi identificado um alçapão com fundo falso para guardar armas de forma dissimulada na residência.

No terceiro endereço, foram encontradas carnes de caça de marreca-irerê, veado-mateiro, uma mandíbula de ratão-do-banhado, uma cabeça, rabo e casco de tatu-galinha, além de carne de javali.


 Também foram encontrados cinco rádios transmissores, um barco com motor de popa, munições intactas e cartuchos deflagrados de calibre 12, frascos de pólvora e de chumbo granulado para recarga, duas espingardas em nome do proprietário que recebeu as equipes, além de uma arma de pressão modificada para calibre 22. 


A dona da casa assumiu a propriedade, sendo apresentada em flagrante delito na Delegacia de Polícia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.


Uma mulher de 37 idade, sem antecedentes policiais, foi autuada em flagrante.


A ação foi coordenada pelo delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, titular da 4º Delegacia de Polícia, e pelo major Robinson Marcos Garcia, comandante do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cavalo com sinais de maus-tratos é resgatado e levado para  instituto de bem-estar animal Anterior

Cavalo com sinais de maus-tratos é resgatado e levado para instituto de bem-estar animal

Jovem perde o controle e carro bate em muro neste sábado em Santa Maria Próximo

Jovem perde o controle e carro bate em muro neste sábado em Santa Maria

Polícia/Segurança