cidade segura

Oito pessoas são presas e três adolescentes apreendidos em Santa Maria

Fotos: Polícia Civil (divulgação)

Nesta quinta-feira pela manhã a Polícia Civil desencadeou, em Santa Maria, a Operação Tutum Civitas (cidade segura), contando com o trabalho de 90 policiais civis, cães farejadores da Receita Federal, Susepe e Corpo de Bombeiros. Ao longo da operação, quatro homens foram presos preventivamente e outros quatro em flagrante e três adolescentes foram apreendidos. Toda a operação - as prisões e cumprimento de mandados de busca e apreensão - ocorreu em diversos pontos da Região Oeste.

PRESOS PREVENTIVAMENTE 
Dos quatro presos, três estavam envolvidos em homicídios que aconteceram neste ano na cidade. Um deles foi no dia 16 de junho, quando a vítima, Jean Schalemberger dos Santos, 27 anos,  foi encontrada morta no Arroio Cadena com marca de disparo no corpo. O outro assassinato foi no dia 7 de julho, quando Delamar Silva de Oliveira, 28,  foi encontrado morto no Jockey Clube, com um tiro na cabeça.

O quarto homem é suspeito de uma tentativa de homicídio no dia 1º de julho, no Bairro Menino Deus. Na época, uma discussão fez com que um homem invadisse a casa de uma família e atingisse dois homens, de 39 e 40 anos. 

Além das quatro prisões, dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento em roubos. Ainda durante a operação, foram apreendidos um revólver calibre 32, uma espingarda de pressão e outra espingarda calibre 28. 

PRESOS EM FLAGRANTE
Os policiais apreenderam, ainda, 800 gramas de maconha, pedras de crack e dinheiro e outras quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo dois homens de Santa Maria e outros dois de Santa Cruz do Sul. Um adolescente foi apreendido por manter em depósito uma arma calibre 28 e uma quantia de droga. 

Os oito homens presos foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Ainda não se sabe se eles serão encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) ou se responderão em liberdade.

A operação foi encerrada na tarde desta quinta-feira e, no total, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. O delegado regional Sandro Meinerz afirmou que o objetivo da operação era combate a crimes contra a vida e contra o patrimônio. A operação foi coordenada pelos delegados Gabriel Zanella, da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) e Luísa Souza, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia investiga agressão a mulher que teve o rosto desfigurado Anterior

Polícia investiga agressão a mulher que teve o rosto desfigurado

Assaltantes fazem clientes e funcionários de Correios reféns em Dona Francisca Próximo

Assaltantes fazem clientes e funcionários de Correios reféns em Dona Francisca

Polícia/Segurança