Mulher morta a tiros na frente da filha foi vítima do primeiro feminicídio de 2025 em Santa Maria, afirma Polícia Civil

Mulher morta a tiros na frente da filha foi vítima do primeiro feminicídio de 2025 em Santa Maria, afirma Polícia Civil

Foto: Reprodução

Luciane dos Santos, 37 anos, foi morta no dia 1º de julho

A morte de Luciane dos Santos, 37 anos, na madrugada do dia 1º de julho, em Santa Maria, tratou-se de um feminicídio. O inquérito policial que investiga o caso foi concluído e será encaminhado à Justiça nos próximos dias pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). O suspeito do crime, um homem de 42 anos que mantinha um relacionamento recente com a vítima, está preso. Esse é o primeiro feminicídio de 2025 em Santa Maria. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O feminicídio aconteceu na casa da vítima, na Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. De acordo com a delegada Elizabete Shimomura, o autor do crime será indiciado por feminicídio consumado e por tentativa de feminicídio, pois ele também tentou atirar na filha de Luciane, uma jovem de 21 anos. O homem teria antecedentes policiais por tentativa de homicídio e roubos. Além disso, estava foragido desde o dia 12 de junho deste ano do sistema prisional. 


– Os dois tinham uma relação afetiva recente, se conheceram pelas redes sociais. A motivação para o crime não ficou clara, mas ela estava em casa com a filha mais velha e outras duas crianças. Ela não o teria deixado entrar, e ele atirou. Com o depoimento da filha, que relatou o que ocorreu no momento do crime, além das provas coletadas ao longo do inquérito, tudo nos leva a crer que foi feminicídio – conta a delegada. 


O inquérito, segundo Shimomura, está finalizado e será encaminhado à Justiça nas próximas 48 horas. O suspeito do crime está preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). 


Relembre o caso

Elizabete Shimomura, titular da Deam de Santa Maria, responsável pela investigação


De acordo com a delegada Elizabete Shimomura, o crime ocorreu quando o homem tentou entrar à força na casa da vítima durante a madrugada. Luciane tentou impedi-lo e acabou sendo baleada. A filha de 21 anos, que também estava na residência, presenciou toda a cena e quase foi atingida. Um dos disparos acertou o portão do imóvel.


Inicialmente, a ocorrência foi registrada como homicídio, pois a filha da vítima relatou à polícia que os autores seriam desconhecidos. No entanto, segundo a delegada, o relato foi dado por medo de que o autor ainda estivesse nas proximidades. Horas depois, a joven retornou à delegacia e revelou a real identidade do agressor.


O suspeito foi localizado e recapturado pela Brigada Militar no final da tarde do mesmo dia. Ele estava ferido por dois disparos de arma de fogo e foi internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mas já recebeu alta. A investigação sobre esses disparos está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios. 


Primeiro feminicídio de 2025
Com a morte de Luciane, Santa Maria registra o primeiro feminicídio consumado do ano. O último crime deste tipo havia ocorrido na manhã do dia 9 de outubro de 2024, quando Mariane de Souza Ravazi, 40 anos, foi morta a facadas pelo ex-companheiro no centro da cidade. A mulher, que tinha medida protetiva contra o agressor, estava sendo perseguida e entrou em um estabelecimento comercial para pedir ajuda, porém o homem invadiu o local e cometeu o crime. O autor dos golpes fugiu mas foi localizado em outro bairro da cidade, preso em flagrante e levado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).


Como pedir ajuda em Santa Maria

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Maria

Endereço da Deam: Rua Duque de Caxias, 1.159, Centro

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30min às 12h e 13h30min às 18h

Telefone: (55) 3222-9646 ou (55) 98423-2339


Endereço da DPPA: Avenida Nossa Senhora Medianeira, 91, Bairro Medianeira

Horário de funcionamento: 24 horas (inclusive finais de semana e feriados)

Telefone: (55) 3222-2858 

Em caso de emergência: acione a Brigada Militar pelo 190 



Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: menina de 11 anos cai de cânion em Cambará do Sul; bombeiros organizam resgate Anterior

VÍDEO: menina de 11 anos cai de cânion em Cambará do Sul; bombeiros organizam resgate

Jovem de São Gabriel é morta a tiros em cidade da Serra gaúcha; suspeitos do crime foram presos Próximo

Jovem de São Gabriel é morta a tiros em cidade da Serra gaúcha; suspeitos do crime foram presos

Polícia/Segurança