rota internacional

Mais de uma tonelada de droga já foram apreendidas em Santa Maria neste ano

Camila Gonçalves


Foto: Divulgação
354 kg de maconha apreendidos em São Luiz Gonzaga

Santa Maria continua sendo rota do tráfico internacional de drogas e uma região favorável para esse tipo de negócio ilícito. A Polícia Federal (PF) registrou, em todo o ano passado, quatro apreensões de drogas que cruzaram fronteiras. Já neste ano, em menos de sete meses, já foram três apreensões classificadas como tráfico internacional. De acordo com o chefe da Delegacia de Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas, a suspeita é que a maior parte da droga apreendida seja de origem paraguaia. Dados da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) confirmam a suspeita: 80% da produção de cannabis, planta da maconha, é contrabandeada para o Brasil, segundo o órgão.

Mulher é morta a tiros em Restinga Sêca

- O Brasil não tem nem condições climáticas para a produção da planta, a não ser na Região Norte. A entrada, pelo que apuramos nas investigações, através de anotações das redes de tráfico, quebras de sigilo telefone, é pela região de Foz do Iguaçu, do Paraguai e da Bolívia - explica o delegado da PF.

Para reforçar a tese do delegado, em março deste ano, uma plantação de 21 mil pés foi descoberta na região norte da Bahia.

O portal de entrada apontado pela maioria dos inquéritos é a Tríplice Fronteira (Puerto Iguazu, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai), por onde também é escoada a cocaína da Bolívia, conhecida pela produção da mercadoria. Já a suspeita das autoridades é que o destino de grande parte da droga que passa pelo Estado abastece o Uruguai, país que legalizou a produção, comercialização e distribuição da maconha em 2014.

Adolescente confessa que matou jovem por causa de vídeo em redes sociais

A maior apreensão feita pela Delegacia da Polícia Federal de Santa Maria ocorreu em maio. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram 144 quilos de maconha dentro de uma Sportage abandonada, com placas da Argentina, às margens da BR-158, próximo à entrada para Júlio de Castilhos. A droga estava escondida no porta-luvas, no painel, no para-choques, nas lanternas e em um fundo falso no assoalho do veículo. A PF ainda está investigando as circunstâncias do caso, mas já chegou à conclusão de que o carro foi furtado em Bragança Paulista (SP). O caso não ficou caracterizado como tráfico internacional, e nenhum suspeito foi preso ainda. A droga foi incinerada no dia 19 de junho, no Frigorífico Silva, em Santa Maria, em um ato que deu início à Semana Nacional de Política Sobre Drogas.

As maiores apreensões em 2018, em Santa Maria e região

10 de maio, em Júlio de Castilhos

  • 144 kg de maconha apreendidos
  • Droga foi encontrada dentro de um Sportage com placas da Argentina, às margens da BR-158, próximo à entrada de Júlio de Castilhos.
  • Os policiais da PRF de Santa Maria encontraram droga dentro do porta-luvas, no painel, nos para-choques traseiro, nas laterais, nas lanternas e, ainda, em um fundo falso, no chão do veículo. Ao consultar o número do chassi, foi verificado que o veículo era clonado. As placas originais, segundo a PRF, eram de São Paulo. A suspeita é de que a droga tenha vindo do Uruguai.

23 de junho, na região de Santiago

  • 448 kg de cocaína apreendidos
  • Droga foi apreendida em uma caixa concretada dentro de um caminhão com placas de Balneário Camboriú, que trafegava nas proximidades de Santiago. Foi a maior apreensão de drogas do Rio Grande do Sul registrada neste ano. Suspeita é que a carga seria enviada para a Europa.
  • Condutor do veículo foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado para a Polícia Federal de São Borja

15 de julho, em Santa Maria

  • 111,75 kg de maconha apreendidos
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria apreendeu droga dentro de um Honda HR-V abordado na BR-158 em frente ao posto local da PRF. Havia droga nos para-choques, nos bancos e no painel do carro. Veículo havia sido roubado em Pernambuco (PE), em setembro de 2017
  • Motorista do carro, um homem de 49 anos e a passageira, de 21, eram paraguaios e estavam com identidades argentinas falsas. Foi registrado flagrante por tráfico internacional de drogas, receptação e adulteração de sinais identificadores do veículo.
  • Ela foi encaminhada ao Presídio Regional de Santa Maria e ele à Penitenciária Estadual de Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm)


Foto: Divulgação
111,75 kg de maconha apreendidos em Santa Maria

18 de julho, em São Luiz Gonzaga  (investigação de Santa Maria) 

  • 354 kg de maconha apreendidos
  • Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria aprendeu droga em uma caminhonete Saveiro que já vinha sendo alvo da investigação da polícia. A apreensão aconteceu depois que os policiais seguiram o veículo ao sair de Santa Maria e abordaram o veículo às margens da ERS-168, próximo ao Trevo de acesso a Bossoroca. Antes o carro havia entrado em um galpão em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões. Na Saveiro havia 195 kg de maconha e no interior do galpão, mais 159 kg da droga escondida em pneus.
  • O motorista da Saveiro, de 24 anos, morador de Santa Maria foi recolhido ao resi

18 de julho, em Agudo

  • 156 kg pinos de cocaína e uma balança de precisão apreendidos 
  • Apreensão foi fruto de nove mandados de busca na Operação Abaeté, em Agudo. Os mandados foram cumpridos no Bairro Caiçara. As investigações começaram em maio. Agentes de Santa Maria, Restinga Sêca, Agudo, Faxinal do Soturno, Silveira Martins, São João do Polêsine, Nova Palma e Ivorá participaram da ação
  • Um suspeito de 18 anos foi preso por tráfico de drogas. Outras duas pessoas que estavam foragidas foram presas, um homem de 21 anos e outro de 25 anos

COCAÍNA CONCRETADA
Em 23 de junho, a PF apreendeu 448 quilos de cocaína em uma caixa concretada dentro de um caminhão que trafegava pelas proximidades de Santiago. Foi a maior apreensão de drogas no Rio Grande do Sul registrada neste ano. A suspeita é que a carga seria enviada para a Europa. O condutor do veículo, com placas de Balneário Camboriú (SC), que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à PF de São Borja. O Diário entrou em contato com a Delegacia de São Borja, mas não conseguiu contato com o delegado responsável pelo caso para saber se outras pessoas foram presas a partir do inquérito que apura essa apreensão. 


Foto: Divulgação
144 kg de maconha apreendidos em Júlio de Castilhos

De acordo com a delegada Alessandra Padula, que responde pela Delegacia Especializada em Furtos Roubos Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria, o público de estudantes e a posição geográfica central de Santa Maria, entre outros fatores, favorecem a ilegalidade.

- Santa Maria é um mercado muito promissor dentro do Estado. A gente tem muito jovem, tem uma rota muito fácil para qualquer lugar do Estado. Além de ser um mercado consumidor muito bom, abastece muitas cidades da região, como Júlio de Castilhos, Agudo, São Sepé e Santiago - resume a delegada.

Delegacia especializada fez a maior apreensão de maconha em 24 anos de atuação

O ano também é de recorde para a Defrec. No dia 18 de julho, a divisão fez a maior apreensão de maconha desde a sua criação, em 1994. Foram 354 quilos em uma só operação, mais de 100% da maconha apreendida em todo o ano passado (342 kg).

Organizados em duas equipes, os agentes seguiram uma Saveiro que saiu de Santa Maria em direção à São Luiz Gonzaga, na Região das Missões. O veículo entrou em um galpão, onde funcionava uma borracharia de fachada. Ao sair do local e retornar para Santa Maria, o motorista foi interceptado. Dentro do veículo, havia 195 kg de maconha. Ao retornar ao galpão, a polícia encontrou mais 159 kg de maconha escondidos em pneus. A delegada explicou que existe a possibilidade de que a droga tenha sido tranportada por um ônibus escolar com placas do Mato Grosso do Sul - que estava no depósito que tinha sinais de adulteração, sem os pneus.


Foto: Divulgação
448 kg de cocaína apreendidos em Santiago

O jovem de 22 anos que dirigia a Saveiro foi preso em flagrante. O motorista de Santa Maria não tinha antecedentes criminais e foi encaminhado ao Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga. De acordo com a delegada, ele possivelmente ainda será transferido. Uma mulher que estava no galpão também foi ouvida e disse que aceitou cuidar do local e do ônibus em troca de moradia. A polícia investiga o envolvimento dela com o esquema e quem encomendou a droga em São Maria.

Em São Luiz Gonzaga, a investigação continua a cargo da delegada regional Elaine Maria Schons. No sábado, foram presos quatro suspeitos: três homens e uma mulher, em cumprimento de nove mandados judiciais em São Luiz Gonzaga e Rolador.

A Defrec também fez 107 prisões por tráfico de drogas no primeiro semestre deste ano em Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Militar do Exército é preso em Santiago em operação contra o tráfico de drogas Anterior

Militar do Exército é preso em Santiago em operação contra o tráfico de drogas

Mulher é morta a tiros em Restinga Sêca Próximo

Mulher é morta a tiros em Restinga Sêca

Polícia/Segurança