
Um jovem de 20 anos foi condenado a 31 anos e seis meses de prisão pelo roubo seguido de morte de Leonardo da Silva de Almeida, 22 anos, no centro de Santa Maria. Outro preso, de 22 anos, foi excluído do processo e passará por uma avaliação médica para constatar se ele tem ou não problemas psiquiátricos. Cinco adolescentes foram apreendidos por envolvimento no crime, mas já estão em liberdade. O crime aconteceu na madrugada de 15 de setembro de 2022, na Rua Coronel Niederauer, após a festa da calourada na Praça Saldanha Marinho. A sentença foi divulgada nesta terça-feira pelo advogado Daniel Tonetto que trabalhou como assistente de acusação.
Giovane Rodrigues Bachmann, um jovem de 22 anos e cinco adolescentes respondem pelo crime. Bachmann foi preso em 26 de setembro de 2022, na Rua Branca na Vila Arco-Íris por policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil. O outro suspeito foi preso na Vila Brenner.
Leonardo foi morto com pelo menos dois tiros e dois golpes de facão na cabeça enquanto caminhava com o irmão de 18 anos e outros amigos, em frente ao quartel dos bombeiros. Eles foram abordados pelos suspeitos que anunciaram o assalto e cometeram o crime. Mesmo as vítimas tendo entregues os pertences, Leonardo foi atingido por tiros e por golpes de facão.
Os suspeitos fugiram logo após o crime. Leonardo chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Na tarde desta quarta-feira, a reportagem entrou em contato com Edson Almeida, pai de Leonardo. Ele comemorou a condenação de pelo menos um dos envolvidos.
– Graças à Deus a Justiça foi feita. Agora vão pagar pelo que fizeram – diz o pai.