mandado de prisão

Investigados por série de roubos em Santa Maria são alvos de ação da Polícia Civil

Investigados por série de roubos em Santa Maria são alvos de ação da Polícia Civil

Três mandados foram cumpridos por agentes da 3ª Delegacia de Polícia (foto), localizada na Rua Visconde de Pelotas, Bairro Fátima. Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Em cumprimento a três mandados de prisão preventiva, um homem de 38 anos e dois jovens de 20 e 22 foram alvos de uma ação da Polícia Civil na tarde desta terça-feira (30), na região central do Estado.

Em Santa Maria, foram alvos de mandado o homem e o jovem de 20 anos, ambos apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). A dupla foi indiciada pelos crimes de roubo a estabelecimento comercial e extorsão, fato ocorrido no dia 10 de abril, em uma distribuidora de bebidas no Bairro Passo D’Areia, região oeste da cidade.

Na ocasião, segundo a Polícia Civil, a dupla teria agredido a vítima com coronhadas, chutes e tapas no rosto e roubado uma quantia em dinheiro. Dias após o crime, eles passaram a extorquir a vítima, a ameaçando de morte por mensagens de aplicativo e exigindo R$ 60 mil para autorizar a venda de gás no estabelecimento.​

O preso de 38 anos possui passagem pela polícia pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, corrupção de menores, e outros crimes de menor potencial ofensivo. Além disso, ele já possui outro mandado de prisão a ser cumprido em seu nome, por roubo em outro estabelecimento comercial. Já o jovem de 20 anos tem passagem por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico e associação para o tráfico de drogas. Os mandados foram cumpridos na própria Pesm.

Já em São Pedro do Sul, também na tarde desta terça-feira, um jovem de 25 anos foi preso pelo crime de roubo a estabelecimento comercial. Ele era investigado por ao menos oito roubos a farmácias e outros estabelecimentos comerciais em Santa Maria neste mês de maio, crimes cometidos junto de outro suspeito que já está preso.

Após os procedimentos legais, o preso foi conduzido à Pesm. A ação foi coordenada pela titular da 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Santa Maria, delegada Alessandra Padula, e contou com o apoio de agentes da DP de São Pedro do Sul.

O que acontece quando o alvo de mandado de prisão já está preso?

Um mandado de prisão preventiva em nome de alguém que já está preso pode afetar a progressão de regime do apenado e/ou tornar mais tardia a concessão de liberdade. Nestes casos, agentes da Polícia Civil vão até a instituição penitenciária e o alvo do mandado assina documentos, é ouvido e retorna a mesma cela. A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) também é comunicada, e o procedimento é registrado no sistema interno da instituição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Soldado é baleado com tiro de fuzil em quartel de Cachoeira do Sul Anterior

Soldado é baleado com tiro de fuzil em quartel de Cachoeira do Sul

Criminosos responsáveis por cinco execuções em Santa Maria são presos pela Polícia Civil Próximo

Criminosos responsáveis por cinco execuções em Santa Maria são presos pela Polícia Civil

Polícia/Segurança