salvamentos

Guarda Municipal forma equipe para atuar nas alturas

Camila Gonçalves

Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação) /Guardas aprenderam como improvisar ancoragens para descer de edificações, por exemplo

Um grupo de agentes da Guarda Municipal recebeu capacitação para atuar em trabalhos em altura. Nele, os servidores descobriram como improvisar ancoragens em descidas de edificações, reconhecer regiões energizadas, improvisar macas e prestar atendimento pré-hospitalar, além de terem sido apresentados a equipamentos de montanhismo e rapel disponíveis para atuações de salvamento nos ares. A ideia é que a Guarda Municipal possa dar suporte ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil em situações de enchentes, vendavais e outros eventos que demandem resgates e salvamentos. Conforme o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, a necessidade da qualificação foi avaliada como necessária depois do temporal de outubro deste ano em Santa Maria: 

_ A Guarda sempre apoia o trabalho da Defesa Civil, mas, nesse evento de outubro, como não havia pessoas suficientes para atender tantos chamados ao mesmo tempo, a Guarda precisou atuar efetivamente nesses atendimentos. Tivemos árvores caídas em residências, árvores obstruindo vias, destelhamentos, etc. Esse tipo de capacitação é para que o nosso guarda tenha a capacidade de olhar um fio caído e fazer uma avaliação de como agir, para que não acabe morrendo ali também.

Mais 32 quilos de droga são apreendidos em Santa Maria

O curso é denominado NR-35 (Norma Regulamentadora número 35), que é uma das regras de Segurança no Trabalho determinada pelo Ministério do Trabalho para pessoas que atuam acima de dois metros do nível do chão com risco de queda. O treinamento de oito horas foi oferecido pela empresa WaterFire a 13 guardas municipais de forma gratuita. As lições teóricas e práticas ocorreram no Centro Desportivo Municipal (CDM) na última sexta-feira.

O próximo treinamento dos guardas também visa ao socorro em desastres naturais. Os agentes devem aprender a manusear motosserras para auxiliar na desobstrução de vias. A Guarda Municipal já está em tratativas com o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros para transmitir os conhecimentos aos servidores do município. Segundo Nunes, a previsão é que ocorra no final de janeiro.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é esfaqueado em Santa Maria

Roubo a pedestre é o crime de maior volume em Santa Maria Próximo

Roubo a pedestre é o crime de maior volume em Santa Maria

Polícia/Segurança