segurança

Formatura de 500 PMs gera expectativa de efetivo extra na região

Camila Gonçalves


Foto: Dani Barcellos

A população da Região Central aguarda uma boa notícia na área da segurança pública. Com o ingresso de 506 novos policiais militares no Estado, há a expectativa de anúncio de novos soldados para os postos da Brigada Militar em Santa Maria e região. A formatura dos agentes ocorreu na manhã de sexta-feira, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Os policiais militares ingressaram na corporação em junho de 2017 por meio de concurso público. A nova turma tem representatividade feminina expressiva. Ao todo, 121 mulheres estão treinadas para trabalhar no policiamento ostensivo pelo Estado, o que representa 23% da equipe.

Região receberá 11 viaturas para a BM

De acordo com o governo do Estado, os municípios com maiores indicadores de criminalidade serão priorizados para receber os novos brigadianos. Ainda não há informação sobre as cidades que serão contempladas. Segundo informações do chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, é possível que, nos próximos dias, o comando local tenha informações sobre a lotação do efetivo extra. De acordo com o comandante, a Brigada Militar já trabalha com uma relação de cidades que devem absorver os profissionais num primeiro momento. A corporação deve realocar internamente o efetivo, para depois distribuir as vagas restantes para os recém-formados.

- Sabemos que a política do Estado é de priorizar as cidades com maior defasagem do quadro de policiais, mas ainda não sabemos se haverá cidades da região na lista - diz o comandante.

Após um mês de funcionamento, WhatsApp da Guarda ajuda em prisões e flagrante

O curso foi dividido em três módulos em que os alunos receberam conhecimentos específicos da atividade policial. As lições incluíam disciplinas de direito, sociologia, uso de força, decisão de tiro, entre outras. Os policiais tiveram 1.650 horas-aula. Entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, os soldados compuseram a segurança dos cidadãos gaúchos pela primeira vez. O estágio operacional supervisionado ocorreu na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral. Nessas atividades, os alunos atuaram em operações e reforçaram a segurança.

A solenidade de formatura contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal'Lago. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Idoso é atropelado em São Francisco de Assis

Próximo

Após briga, jovem é morto a tiros em Santa Maria

Polícia/Segurança