Estado registra menor número de crimes contra a vida da série histórica; confira os indicadores

O Rio Grande do Sul encerrou 2023 com o menor número de crimes contra a vida da série histórica, iniciada em 2010. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite e os titulares das secretarias da Segurança Pública, Sandro Caron, e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo o Governo do Estado, esta é a primeira vez, desde 2010, que o Rio Grande do Sul encerra o ano com menos de 2 mil vítimas de crimes contra a vida. Os homicídios no Estado, em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, tiveram queda de 15,8%. No acumulado de 2023, o Estado teve uma queda de 7% nos homicídios.


Em dezembro, os latrocínios despencaram 80%, passando de cinco casos em 2022 para um em 2023. 


O governador Eduardo Leite atribuiu o recuo da criminalidade à integração entre as forças de segurança:


– O sistema de governança que implementamos com o Programa RS Seguro tem garantido esses números a partir de uma análise técnica e estatística dos indicadores, com reuniões mensais entre governador e comandantes. A partir deste trabalho, se aprimorou muito a integração das forças de segurança no Estado. E esperamos um resultado ainda melhor nesse processo a partir da implantação das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).


O governador ressaltou, ainda, a importância da reposição e do aumento do efetivo policial realizados nos últimos anos e avisou que os aprovados recentemente nos concursos serão chamados:


– Por causa da crise fiscal, o Estado não conseguia nem repor o efetivo que se aposentava. Nos últimos anos, garantimos a reposição anualmente e, no final do governo passado, começamos o processo de incremento desse efetivo. Ainda vamos chamar servidores de alguns concursos que foram feitos e programar novo certame.


O combate ao crime dentro do sistema prisional também foi apontado como uma das causas da redução da criminalidade no Estado. O secretário Viana disse que os investimentos realizados pelo Estado têm tornado as unidades prisionais cada vez mais seguras.


– O crime tem sido combatido dentro dos presídios, com aquisição de equipamentos como bloqueadores de sinais de telefone, bloqueadores de drones, câmeras corporais para melhor controle do que entra nas unidades e mais revistas e capacitações. Assim, cada vez mais, poderemos garantir que não se cometam crimes de dentro dos presídios –  avaliou.


Roubo de veículos

O roubo de veículos tem registrado redução constante no Rio Grande do Sul, atingindo o menor número da série histórica em todas as comparações, segundo informações repassadas pelo Governo do Estado. Houve queda de 18,3% na comparação entre 2023 e 2022.


Se for considerado o aumento da frota de veículos no Estado - conforme o Detran RS, 7.461.889 veículos em 2022 e 7.637.708 em 2023 -, a redução nos indicadores se torna mais expressiva.


Com 131 edições desde 2016, quando foi criada, a Operação Desmanche tirou de circulação mais de 10 mil toneladas de peças e carcaças de veículos sem procedência. Em 2023, ultrapassou a marca de mil toneladas apreendidas em uma única edição.


Crimes no campo

Seguindo a tendência observada nos principais crimes no Estado, o abigeato também registrou queda. No último mês do ano, a queda foi de 42%. No acumulado, 17, 7%.


A Operação Agro-Hórus é uma das iniciativas permanentes da Brigada Militar (BM) contra os crimes no campo, promovendo patrulhas rurais e de fronteira, com média diária de 64 policiais em atuação. Por dia, os agentes envolvidos abordam mais de 200 pessoas. 


Em 18 meses, ocorreu a apreensão de mais de 80 toneladas de proteína animal, 72 mil litros de agrotóxicos e quase 70 mil unidades de bebidas sem procedência. No período, houve 2.139 prisões, 338 foragidos capturados, 451 armas apreendidas e oito maquinários agrícolas recuperados.


Os dados completos podem ser acessados neste link (clique aqui).


*Com informações do Governo do Estado.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhão fica entalado ao tentar passar por túnel em Santa Maria Anterior

Caminhão fica entalado ao tentar passar por túnel em Santa Maria

Leandro Boldrini fica em quarto lugar em seleção de residência médica que oferece uma vaga Próximo

Leandro Boldrini fica em quarto lugar em seleção de residência médica que oferece uma vaga

Polícia/Segurança