Empresário acusado de grilagem em Goiás é preso em Santa Maria

Empresário acusado de grilagem em Goiás é preso em Santa Maria

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

O empresário D'Artagnan Costamilan, de 73 anos, foi preso nesta quarta-feira (16), em um prédio residencial no Bairro Bonfim, em Santa Maria, pela Polícia Civil de Porto Alegre. Ele estava foragido há 37 dias, quando teve o pedido de prisão preventiva decretada pela Justiça.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Natural do Coração do Rio Grande, ele morava em Formosa, no interior de Goiás (GO) e entorno do Distrito Federal (DF), há alguns anos. Ele é acusado de fazer parte de um esquema de grilagem de terras públicas e privadas, corrupção e falsidade ideológica. Ele foi preso em decorrência de uma investigação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) chamada Escritório do Crime.


O caso, que já estava sendo investigado há mais de seis meses, vinha envolvendo políticos, uso do poder público, ameaças de morte e fraude de documentos de falecidos. Três ex-vereadores, suspeitos de legislarem e atuarem em benefício exclusivo do empresário, também estiveram na mira da operação.


No dia 10 de julho, o MP de Goiás realizou uma operação, com mandados de busca e apreensão em escritórios e residências de empresários, além de imobiliárias. Ainda de acordo com o MP, o empresário é suspeito de se apropriar de imóveis fazendo transferências por meio de documentos falsificados. Para isso, em um dos casos, ele e outro advogado, que também é suspeito, utilizaram a assinatura de uma pessoa que tinha falecido em 2015.


O empresário santa-mariense estava desaparecido desde a deflagração dessa operação, quando foi localizado em Santa Maria. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul afirmou que ele estava morando na cidade há pelo menos um mês, em um imóvel que pertence a um familiar. Ele foi preso no momento em que chegava no local.


De acordo com o g1D'Artagnan Costamilan recebeu o título de cidadão de Sombrio, em Santa Catarina, e recebeu homenagem na Câmara de Vereadores da cidade.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação Sicurezza: quatro pessoas são presas em cidade da região Anterior

Operação Sicurezza: quatro pessoas são presas em cidade da região

Motociclista sofre queda ao ser atingida por fio solto após passagem de caminhão na Faixa Nova de Camobi Próximo

Motociclista sofre queda ao ser atingida por fio solto após passagem de caminhão na Faixa Nova de Camobi

Polícia/Segurança