Polícia Civil (divulgação)
Foi desencadeada, nesta quinta e sexta-feira, a Operação PC27, pela Polícia Civil de todos os 27 estados brasileiros. A operação foi deflagrada para executar a prisão de suspeitos e condenados por crimes patrimoniais, especialmente furtos e roubos, incluindo autores de latrocínio. As Polícias Civis cumpriram mandados judiciais de forma simultânea, em todo o país.
Brigada Militar lança segunda edição da Operação Férias Tranquilas
Na região, foram mobilizados 48 policiais coordenados pelo delegado regional Sandro Meinerz. Eles atuaram em 13 prisões - 8 em Santa Maria e 5 em Tupanciretã.
- Algumas pessoas foram presas preventivamente e outras já eram condenadas por crimes de furto, roubo e porte de armas, por exemplo. O objetivo é ter mais tranquilidade no final do ano já que nessa época sempre tem ocorrências do tipo. A maioria eram policiais da Defrec (Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura), mas contamos com policiais de outras delegacias também - explica Meinerz.
O chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, coordenou a operação. O Rio Grande do Sul foi o estado com maior número de prisões: 271 pessoas foram presas e 17 adolescentes foram apreendidos. Em todo o país, foram 1.695 prisões e 160 apreensões de adolescentes, totalizando 1.855 pessoas detidas.
*Com informações da Polícia Civil RS