Um incêndio em um campo do exército pode ser visto por quem passa próximo ao Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), no Distrito de São Valentim, em Santa Maria. Também na cidade, mas no Bairro Camobi outra concentração de fogo foi observada nesta terça-feira (14).
Nos dois casos, o incêndio pode ter sido causado pela vegetação seca e baixa umidade. Vale destacar que em função da falta de chuva, a ocorrência de focos de incêndio aumentou 84%. Em ambas as situações, o fogo foi controlado pela tarde.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com moradores próximos ao Cism, o incêndio teria começado no domingo (12). No entanto, a 3ª Divisão de Exército afirma que a ocorrência foi vista pela primeira vez na segunda-feira (13). Em nota, foi informado que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul e equipes militares brigadistas dos quartéis do 1º Regimento de Carros de Combate, 4º Batalhão Logístico e do Cism trabalhavam para combater o fogo, que foi controlado pela tarde.
Além disso, o tenente Brondani, da 3ª Divisão de Exército, confirmou que é feita a contenção do fogo por meio de um aceiro preventivo, uma barreira que impede a expansão dele. Da mesma forma, existem profissionais da equipe de combate nas proximidades do local para apagar eventuais fagulhas e brasas que o vento leve, principalmente em direção às estradas.
Mesmo com a situação sob controle, Brondani afirma que a guarnição permanecerá de prontidão até o fim da tarde desta terça, caso as chamas voltem.
Confira a nota
“No dia 13 de janeiro de 2025, houve ocorrência de focos de incêndio em área do Exército Brasileiro, no município de Santa Maria-RS, na região administrativa do Campo de Instrução Santa Maria (CISM). Esses focos perduram no momento, sendo combatidos por equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul e equipes de militares brigadistas dos quartéis do 1º Regimento de Carros de Combate, 4º Batalhão Logístico e do próprio CISM. Pontos do referido incêndio já estão controlados, mas os trabalhos de combate seguem. O incêndio tem causa ainda não apurada e sua rápida propagação decorre dos fortes ventos, além da vegetação ser de gramíneas e estar seca devido a pouca incidência de chuvas na área afetada.”
Incêndio em Camobi
Mais um episódio foi registrado nesta terça, com início por volta das 10h40min. Quem trafegou pela Faixa Nova, RSC-287, viu fumaça no céu. O fogo era em um terreno desocupado, com vegetação alta, na Rua Luiz Petry, na Cohab Fernando Ferrari, no Bairro Camobi.
No terreno de esquina, havia diferentes focos de incêndio. Na hora que a reportagem esteve no local, o Corpo de Bombeiros já atuava, contendo o maior foco. A guarnição não teve problemas em acessar o terreno. Um morador das imediações relatou que a fumaça invadiu a sua casa.
Conforme os bombeiros, a ocorrência pode ter sido causada por atuação humana, como bitucas de cigarro, queima de lixo, fogueira de acampamento e brasa de churrasqueira improvisada. A vegetação seca e o baixo nível de umidade podem ter corroborado para que o incêndio se espalhasse. Nenhuma residência foi atingida pelas chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi extinto na tarde desta terça.