Foto: Divulgação Susepe
Além dos sabonetes, roupas femininas e masculinas também foram doados
O delegado adjunto da 2ª Região Penitenciária, Evandro Nascimento, juntamente com o gestor das frotas, Vanderli de Oliveira, realizaram na manhã de quinta-feira (14), no centro de distribuição organizado pela Defesa Civil de Santa Maria, a entrega das doações para as vítimas afetadas pelas enchentes do Vale do Taquari. Além de roupas femininas e masculinas, foram entregues cerca de dois mil sabonetes produzidos por mão de obra prisional na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
A produção dos sabonetes permite o desenvolvimento de novas habilidades e a remição de pena, e a doação possibilita que as pessoas privadas de liberdade participem de um trabalho de ajuda humanitária aos necessitados.
“A iniciativa é mais uma entre tantas ações que integram a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com o município, visando sempre ajudar a comunidade e o resgate da cidadania dos apenados”, destacou Evandro.
José Amaral, coordenador da Defesa Civil do Município, ressaltou a importância da assistência recebida neste momento: “as entidades que se propõem a ajudar são sempre bem-vindas, a mão de obra prisional e as doações entregues hoje têm grande valor para a sociedade e para o município”.
Por meio de uma mobilização solidária, a 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) disponibilizou a sua sede, a do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico (IPME-2) e a do Instituto Penal de Santa Maria, como pontos de coleta. Foram doados cestas básicas, água potável, roupas, edredons, assim como produtos de higiene e limpeza. Todos os itens coletados foram levados ao Centro Desportivo Municipal para a separação e distribuição.