Caso Théo: Justiça decreta a prisão preventiva de Tiago Felber

Caso Théo: Justiça decreta a prisão preventiva de Tiago Felber

A Justiça decretou, nesta quarta-feira (26), a prisão preventiva de Tiago Ricardo Felber, 40 anos. O vendedor está detido desde a tarde de terça-feira (25) após confessar a morte do próprio filho, Théo Ricardo Felber, 5 anos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O suspeito está no Presídio Estadual de São Gabriel. A reportagem não obteve o nome do advogado do pai, mas a informação é de que a defesa pedirá a transferência para outro município a fim de garantir a segurança do vendedor.

 
São Gabriel vive os impactos do caso. Théo morreu no final da manhã de terça após ser jogado pelo pai de uma ponte sobre o Rio Vacacaí. A queda de 15 metros de altura ocorreu sobre pedras no leito do rio.
O resultado preliminar do exame de necropsia no corpo apontou politraumatismo – em uma breve definição, caracterizado por múltiplas lesões causadas ao corpo. O exame foi realizado ontem no Posto Médico-Legal (IML) de Santa Maria. O laudo pericial definitivo deve levar 10 dias.

 
Em depoimento ao delegado de São Gabriel, Daniel Severo, o vendedor confessou o crime e disse que agiu para se vingar da ex-mulher e mãe de Théo, Abigail Luisa Ferreira Felber, 30 anos. Para cometer o crime bárbaro, o pai levou o filho em uma caixa instalada na frente de sua bicicleta, que usava para vender produtos coloniais na cidade.

 
Segundo o delegado, Felber andou por cerca de 10 quilômetros pelas ruas do município antes de decidir jogar o corpo do filho da ponte existente na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Bom Fim, a cerca de 3,4 quilômetros de distância de sua casa, no Bairro Cidade Nova.

 
Para tentar entender a atitude extrema do autor do crime, a Polícia Civil colheu nesta quarta pela manhã o depoimento de Abigail, que é moradora de Nova Hartz, no Vale do Sinos, e foi até São Gabriel para ser ouvida. Comerciária, a mãe de Théo relatou cenas de ciúmes e comportamentos possessivos do ex-companheiro, de quem estava separada desde outubro do ano passado. Possessivo, Felbes não gostava que Abigail saísse sozinha.

 
Enquanto a mãe era ouvida em São Gabriel, o corpo do filho passava por necropsia em Santa Maria. Ainda pela manhã, a mãe viajou até o centro do Estado, para buscar o corpo. Em Santa Maria, ela falou com exclusividade ao Diário e revelou que nunca imaginava que o ex-marido faria mal ao filho do casal.

 
– Ele era um bom pai, eu achava. Mas um bom pai não faz isso que ele fez com o meu filho. Ele é um monstro – contou Abigail.

 
Nas escolas do menino, tanto em São Gabriel quanto em Nova Hartz, onde ele estava morando com a mãe desde dezembro do ano passado, professores e colegas lamentavam a morte. A diretora da Escola Municipal Professora Susana Brandão Rocha da Silva, em São Gabriel, onde Théo estudou por dois anos, a diretora, Elisandra Ribeiro, falou que o comportamento do pai da criança causava preocupação, especialmente no período da separação do casal, a partir de outubro do ano passado. 


Conforme ela, Felbes ofendeu verbalmente algumas professoras e disse que “era uma pessoa sofrida” como justificativa para os atos.

 
A reportagem do Diário esteve, nesta quarta, na casa do vendedor, no Bairro Cidade Nova. Vizinhos o descreveram como um homem tranquilo, de pouca conversa e trabalhador. Um deles presenciou o momento em que pai e filho saíram de bicicleta, na terça-feira. Foi a última vez que o pequeno Théo foi visto com vida.


Almoço após o crime

Após cometer o crime, o vendedor pegou sua bicicleta e foi almoçar em um restaurante da cidade. Funcionários relataram à reportagem que ele já tinha frequentado o local algumas vezes, inclusive, na presença do filho. Na terça, o comportamento do pai parecia normal, mesmo diante do bárbaro ato que acabara de cometer.

 
O corpo de Théo será sepultado nesta quinta-feira (27) no Cemitério Municipal de Nova Hartz. 


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Foragido com histórico de três homicídios é preso em hospital de Santa Maria Anterior

Foragido com histórico de três homicídios é preso em hospital de Santa Maria

Colisão entre carros deixa semáforo pendurado no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Visconde de Pelotas Próximo

Colisão entre carros deixa semáforo pendurado no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Visconde de Pelotas

Polícia/Segurança