Ao menos nove pessoas morreram após um ataque a tiros em uma escola de ensino médio na cidade de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, na terça-feira (10). A suspeita do ataque, descrita pela polícia como uma mulher, também foi encontrada morta, totalizando 10 óbitos. As informações são da CNN Brasil.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a Polícia Montada Real Canadense (RCMP), seis vítimas foram localizadas dentro da Escola Secundária de Tumbler Ridge. Outras duas pessoas foram encontradas mortas em uma residência que pode estar relacionada ao caso, e uma terceira morreu a caminho do hospital.
Além das mortes, pelo menos duas pessoas foram encaminhadas de helicóptero a hospitais com ferimentos graves ou em estado crítico. Cerca de 25 pessoas receberam atendimento por lesões leves em um centro médico da região.
A polícia informou que não há indícios de outros suspeitos foragidos nem de ameaça contínua à população. Um alerta de emergência, que orientava moradores a permanecerem abrigados, foi cancelado às 17h45 (horário local).
Até o momento, a motivação do ataque não foi esclarecida. Em coletiva de imprensa, o superintendente Ken Floyd, comandante do Distrito Norte da RCMP, afirmou que a investigação busca identificar as circunstâncias e as possíveis razões do crime. Ainda não há confirmação sobre quantas vítimas eram estudantes ou qual seria a ligação delas com a autora.
A Escola Secundária de Tumbler Ridge atende 175 alunos do 7º ao 12º ano. As aulas na escola secundária e na escola primária da cidade foram suspensas pelo restante da semana.
Autoridades locais e nacionais manifestaram pesar. O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, classificou o episódio como uma “tragédia devastadora”. O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, também prestou condolências às famílias das vítimas e afirmou que o governo federal oferece apoio às autoridades locais.
Tumbler Ridge é um município com cerca de 2,4 mil habitantes, situado no norte da Colúmbia Britânica, a aproximadamente 1.155 quilômetros de Vancouver.
Massacres são raros no Canadá, que possui legislação mais restritiva sobre armas de fogo em comparação com os Estados Unidos. Segundo dados do projeto Small Arms Research, há cerca de 35 armas de fogo para cada 100 habitantes no Canadá, enquanto nos EUA a estimativa é de 121 por 100 habitantes.
Um dos ataques mais marcantes da história recente do país ocorreu em 1989, quando 14 mulheres foram assassinadas na École Polytechnique, em Montreal — episódio que resultou em mudanças na legislação sobre controle de armas.