Burros e cavalo resgatados em ruas de Santa Maria na noite de segunda seguem à espera da identificação de responsável

Burros e cavalo resgatados em ruas de Santa Maria na noite de segunda seguem à espera da identificação de responsável

Foto: Reprodução

Os dois burros e um cavalo que foram resgatados após circularem por ruas de Santa Maria na noite de segunda-feira (19) ainda não tiveram o (s) responsável (is) identificado (s). Um dos animais foi flagrado atravessando a Avenida João Luiz Pozzobon, no trecho próximo ao Trevo do Castelinho, no Bairro KM 3, em Santa Maria. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Após o resgate pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), os animais foram encaminhados ao Instituto Assistencial de Bem-Estar Animal (Iabea), onde devem permanecer até o aparecimento do dono. A instituição diz que é raro haver a presença desse tipo de animal em Santa Maria.

– Há um período de 30 dias em que eles ficam à disposição no aguardo do dono. Após esse prazo, eles estão aptos a irem para o fiel depositário, que seria um adotante. Para isso, a pessoa terá de comprovar que tem espaço para o animal e condições de arcar com alimentação suplementar e possíveis despesas veterinárias. É uma avaliação bem criteriosa para que o animal não volte ao mesmo ciclo de ser abandonado ou de ficar à mercê na rua novamente – explica a presidente do Iabea, Alexandra Pinheiro.

Caso o proprietário queira ter o animal de volta dentro do prazo, ele terá de fazer o ressarcimento de todos os custos envolvidos no recolhimento e no período em que o animal esteve no Instituto. Todo o processo é feito por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Conforme a presidente do Iabea, um dos burros resgatados é microchipado, isto é, possui uma identificação que facilita o reconhecimento do responsável caso ele fuja ou se perca. Os dados do animal já foram solicitados à Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo serviço de implantação do microchip.

O Instituto

O Iabea atua em parceria com a prefeitura por meio de contrato. O trabalho consiste na captura, recolhimento, transporte, acolhimento, tratamento, manutenção, guarda e destinação de animais de grande porte que estiverem soltos no Município. Na maioria dos casos, os animais resgatados são cavalos. 

Como denunciar

Para dúvidas, informações ou denúncias sobre cavalos soltos em vias públicas, é possível ligar para o telefone 153, em qualquer dia e horário ou na Secretaria de Mobilidade Urbana, no (55) 3174-1545, de segunda a sexta-feira.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Senado Federal deve votar pelo fim das Anterior

Senado Federal deve votar pelo fim das "saidinhas" nesta terça-feira; entenda a proposta

Polícia Civil deve concluir até esta quarta inquérito que investiga morte de mulher em suposto trabalho espiritual Próximo

Polícia Civil deve concluir até esta quarta inquérito que investiga morte de mulher em suposto trabalho espiritual

Polícia/Segurança