Bugio resiste a resgate após quatro dias ferido em cima de árvore em cidade da região

Bugio resiste a resgate após quatro dias ferido em cima de árvore em cidade da região

Foto: Redes Sociais (Reprodução)

Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores do município de São Francisco de Assis. Desde o último sábado (3), um bugio, machucado, estaria em cima de uma árvore, resistindo a qualquer resgate.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santiago foi acionado para atender a ocorrência, na Rua Maurício Cardoso, próximo à Escola Romeu Dedé Ribeiro, centro da cidade. O animal estaria em uma árvore localizada dentro de uma propriedade particular, em uma altura considerada inacessível por parte dos policiais. Por isso, até a tarde desta terça-feira (6), o bugio ainda não havia sido resgatado para ser encaminhado a tratamento veterinário. 


Conforme o Batalhão, a vizinhança teria se prontificado a fazer a captura do animal quando ele descesse. O Batalhão também não soube informar a gravidade dos ferimentos do animal, muito menos qual seria a origem deles.


Nesta terça, a prefeitura de São Francisco de Assis se pronunciou sobre o assunto por meio de uma nota de esclarecimento. O criadouro São Braz, em Santa Maria, teria se prontificado a receber o animal, segundo a prefeitura. Confira:


"NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio desta nota, vem esclarecer os eventos ocorridos no último sábado (03) sobre o bugio machucado. No referido dia, a Brigada Militar contatou a Secretaria informando sobre um Bugio machucado nas proximidades da Rua Maurício Cardoso, próximo à Escola Romeu Dedé Ribeiro e imediatamente, através da Secretária do Meio Ambiente foi solicitada a assistência de um médico veterinário para socorrer o animal. Ao chegar ao local, constatou-se que o bugio estava ferido, porém, devido à sua localização elevada em uma árvore, não foi possível realizar o atendimento. A situação foi então monitorada pela vizinhança e pela Secretaria de Meio Ambiente. Diante disso o município contatou a PATRAM – Polícia Ambiental - de Santa Maria e foi orientado a aguardar no dia seguinte (domingo) e contatar a Polícia Ambiental da cidade de Santiago. No entanto, foram várias tentativas, mas não foi possível estabelecer contato. Posteriormente, entrou-se em contato com o Criadouro São Braz, especializado em reabilitação animal, localizado em Santa Maria. Foi acordado que receberiam o animal. Na segunda-feira (05), conseguiu-se contato com sucesso com a PATRAM de Santiago, que se disponibilizou a ajudar na captura do animal. Infelizmente, o bugio estava inacessível na árvore, impossibilitando a captura .A PATRAM deixou as ferramentas necessárias com a vizinhança, que se dispôs a fazer a captura quando o animal descesse. O bugio está sendo monitorado e recebeu os cuidados médicos necessários. Salientamos que todas as medidas necessárias foram tomadas por parte da Administração Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente."



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso em Santa Maria por tráfico de drogas Anterior

Homem é preso em Santa Maria por tráfico de drogas

Homem estaciona moto em vaga restrita, desacata policiais e é preso em cidade da região Próximo

Homem estaciona moto em vaga restrita, desacata policiais e é preso em cidade da região

Polícia/Segurança