rede pública

Aluno de escola de Santa Maria ameaça colegas de morte pelas redes sociais

Thays Ceretta

Foto: reprodução whatsapp

ATUALIZADA - Matéria atualizada às 17h56min do dia 15 de abril de 2019 

Uma mensagem postada no WhatsApp de um grupo de alunos de uma escola da rede estadual de Santa Maria gerou medo entre os pais e acabou na transferência do autor para outro colégio. Na última sexta-feira, um estudante* da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco ameaçou de morte os colegas pelas rede socais. O estudante postou "vou matar todos vocês" em seu status e também enviou o texto para o grupo de colegas (veja na imagem acima).

Ao tomar conhecimento do fato, mães procuraram a Polícia Civil e registaram um boletim e ocorrência, ainda no sábado. Temendo pela segurança de seus filhos, algumas mães não os levaram para a aula nesta segunda-feira. Uma viatura da Brigada Militar esteve no local na hora de entrada dos estudantes a pedido da direção da escola. 

_ Eu e outras mães ficamos com medo da ameça, ficamos apavoradas. Hoje não mandei meu filho para a escola, ainda não contei até porque ele tem Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade e ficaria muito nervoso. Teve mais gente que também não levou as crianças _ relatou a mãe.

Oito mil casas podem ficar sem água até quarta em Santa Maria

Na manhã desta segunda, o Diário foi ao colégio, mas a direção não se manisfestou sobre o fato em si. Segundo a diretora, a orientação foi dada pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE). A diretora confirmou o fato e disse que foi fora do ambiente escolar. Além disso, pediu que a comunidade escolar tenha calma, se tranquilize porque as medidas cabíveis foram tomadas. O próprio pai do estudante fez a transferência dele para outra instituição.

Ao meio-dia, a direção do colégio publicou no Facebook da escola uma nota informando sobre o caso e as medidas adotadas.

INVESTIGAÇÃO
Na manhã desta segunda-feira, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do adolescente, mas segundo a Polícia Civil, nada de ameaçador foi encontrado na casa.  Ele chegou a ser ouvido na delegacia e alegou que as ameaças eram brincadeiras. 

Em nota enviada à imprensa, a delegada Luiza Sousa, responsável pela DPCA, pediu que os pais fiquem atentos quanto ao comportamento de seus filhos, inclusive no ambiente virtual e reitera que ameaças, mesmo que aparentemente sejam brincadeiras, serão "profundamente investigadas e o autor possivelmente responsabilizado". A delegada explica que após o ataque em uma escola em Suzano, em São Paulo, a Polícia Civil está em estado de alerta.  

*O Diário não divulga nomes, idades e série escolar dos envolvidos para não identificá-los, conforme orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso em flagrante por estupro em Cruz Alta Anterior

Homem é preso em flagrante por estupro em Cruz Alta

Dupla é presa após casal de pedestres ser assaltado em Santa Maria Próximo

Dupla é presa após casal de pedestres ser assaltado em Santa Maria

Polícia/Segurança