Foto: Polícia Civil/Divulgação
Nesta sexta-feira (6), a Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), deflagrou a Operação Triunvirato que tem como alvo esquema organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, extorsão e jogos de azar. Ao longo da ação, foram cumpridas 190 ordens judiciais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Até o momento, 33 pessoas foram presas e caça-níqueis, cigarros e entorpecentes foram apreendidos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A investigação teve início com um caso de tentativa de homicídio, crime que estava sendo filmado por membros da organização criminosa. As medidas cautelares foram cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul, Viamão e Florianópolis (SC) e em estabelecimentos prisionais, como a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), a Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) e a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.
Em coletiva de imprensa, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou o trabalho integrado das forças policiais no enfrentamento ao crime organizado, que vem resultando na redução dos indicadores criminais. Em setembro, por exemplo, foi registrada queda de 24,3% nos casos de homicídio no Rio Grande do Sul.
— Nossa prioridade é atuar contra qualquer grupo criminoso envolvido em homicídios no Estado. Vamos aumentar a pressão operacional para reforçar ainda mais o combate à criminalidade e reduzir as mortes violentas — afirmou.
Participaram da ação mais de 900 policiais civis, 200 policias militares e quase 100 policiais penais. Os presos serão encaminhados ao sistema prisional.
*Com informações da Polícia Civil