santiago

"Um pai de família e um profissional dedicado", relembra ex-colega de mecânico morto após explosão de pneu

Foto: Arquivo pessoal.

Vinicius Saldanha do Carmo morreu quando trabalhava em uma borracharia, na cidade de Santiago. Ele estava manuseando o pneu de um caminhão, quando estourou e atingiu o borracheiro, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital na quarta-feira (3).

O Diário conversou com Peterson Fagundes, dono da borracharia, e com Alessandro, ex-colega de trabalho de Vinicius. Ambos relataram o que conheciam do mecânico e qual a mensagem que ele deixa para todos.

Vinicius era natural de Rio Pardo mas morava em Santiago. Tinha 29 anos, era casado e deixa uma filha. Ele trabalhava, até o fim de abril deste ano, na borracharia de um posto de gasolina na cidade. Ao mudar de trabalho, foi recomendado por Alessandro para trabalhar no estabelecimento de Peterson, pois já tinha experiência na área e assim iniciou, há cerca de oito dias.

Seu ex-chefe, ainda muito abalado com o ocorrido, relembra que estava no local no momento do acidente. Ele conta que todo o processo ocorria normalmente e que foi um susto para todos. 

– Vinicius veio para a borracharia recomendado pelo Alessandro, pois eles trabalharam juntos no posto de gasolina. Tinha experiência e fazia seu trabalho com muita tranquilidade – relembra.

Sobre o jovem, Peterson conta que ele era uma pessoa tranquila, caseira e ia até o trabalho sempre de moto, pois morava longe. No dia do acidente, até relembra que realizaram uma pequena confraternização no local:

– No dia do acidente, fizemos uma pequena confraternização, assamos uma linguiça, tinha pão e refrigerante...depois voltamos normalmente ao expediente. Esse era o clima.

Alessandro, além de ex-colega, também era amigo de Vinicius. De coração partido e com a voz embargada, lhe faltam palavras para descrever o que sente no momento.

– Eu que recomendei o Vinicius para trabalhar aqui, então me sinto um pouco culpado, sabe? Ele era um colega incrível, muito companheiro. Estou muito sentido por tudo, porque eu estava aqui quando o acidente aconteceu, eu peguei na mão dele, dando força para ele resistir, mas ele se foi – desabafa.

Agora, é hora de guardar na memória os bons momentos vividos com o amigo. Tanto Peterson quanto Alessandro são categóricos: uma pessoa querida que fará falta.

– Até os ex-colegas de posto foram ao enterro. Comentei com a esposa dele, que está muito abalada, que é hora de relembrar os bons momentos vividos, porque é isso que importa agora.

Despedida

Vinicius foi velado e sepultado na tarde de quinta-feira (4) em Santiago. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e uma perícia técnica será feita pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) para apurar o que de fato ocorreu.

O Diário conversou com Sérgio Pavani, professor da área de mecânica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e especialista em ar comprimido, para tentar explicar o que pode ter acontecido.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autor de assassinato em mercado se apresenta à polícia Anterior

Autor de assassinato em mercado se apresenta à polícia

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Itararé em Santa Maria Próximo

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Itararé em Santa Maria

Polícia/Segurança