Foto: Paulo Ricardo Guerra dos Santos (Arquivo Pessoal)/
"Foi o meu primeiro carro. Não paguei nem a primeira parcela. Não sei o que vou fazer. Tinha outros carros na rua, um Corcel, um Opala e uma Kombi. O meu estava mais afastado. Eu saí no carro do meu irmão para procurar quem tinha ateado fogo, mas não encontramos ninguém."
O desabafo acima é do forneiro Paulo Ricardo Guerra dos Santos, 24 anos, dono de um Fusca que comprou há cerca de duas semanas. O veículo foi um quatro carros incendiados, em Santa Maria entre a noite de quinta-feira e o começo de sexta-feira, em um intervalo de oito horas. Três dos incêndios ocorreram em Camobi, na região Leste de Santa Maria.
O delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, titular da 4ª Delegacia de Polícia (4ª DP), que investiga as ocorrências, afirma que há suspeita de que o autor dos incêndios tenha sido a mesma pessoa. De acordo com Firmino, há dias que a 4ª DP vem investigando outros casos de incêndio em campo ocorridos na região, atribuídos a mesma autoria. O suspeito, de 42 anos, é de São Pedro do Sul, teria problemas mentais e já teria sido internado no Instituto Psiquiátrico Forense.
A família registrou ocorrência na Delegacia de São Pedro do Sul, em julho de 2017, dando conta do desaparecimento dele. Ele também é suspeito de atear fogo em matagais no município vizinho. Segundo os registros sobre o desaparecimento, ele foi localizado em 11 de novembro do ano passado, em Santa Maria. Até o momento, a polícia ainda não tinha localizado o suspeito, mas deve analisar imagens das câmeras de videomonitoramento e encaminhar os veículos para a Perícia. Como não havia registro de ocorrência dos incêndios em mato, a equipe da 4ª DP deve ouvir testemunhas. Uma delas teria visto o homem sair de um dos matagais, no dia 30 de dezembro de 2017.
Idoso é indiciado por estupro de três crianças
OS INCÊNDIOS
O primeiro incêndio foi de um Escort, por volta das 21h30min, no Bairro Cerrito. Sete horas depois, por volta das 4h, um Fusca foi incendiado no Bairro Camobi, na Rua Valentin Aita. O próximo registro de incêndio foi de uma camionete S10, a menos de 1 km do segundo caso, na Rua Adiles Monteiro de Almeida. O quarto veículo foi um caminhão, que teve a cabine incinerada, na rua paralela, a Oy Pavão.