VÍDEO: Ação da Brigada Militar que resultou na morte de cabeleireiro durou 91 segundos

Com colaboração de Alexandre La Bella

VÍDEO: Ação da Brigada Militar que resultou na morte de cabeleireiro durou 91 segundos

Foto: Reprodução

Imagem de câmera de segurança mostra PM na calçada com arma em punho apontando para Paulo José dos Santos (no círculo vermelho). A viatura está parado ao lado

Imagens de uma câmera de segurança mostram que a abordagem da Brigada Militar que resultou na morte de Paulo José Chaves dos Santos, 35 anos, na manhã de terça-feira (13), em Santa Mariadurou menos de dois minutos. Do momento em que a viatura chega ao local até os disparos, foram cerca de 91 segundos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

O caso ocorreu na Rua Luiz Stoever, no Bairro Tancredo Neves. A Brigada Militar foi acionada pela própria família após um desentendimento durante a noite e a madrugada. Segundo informações preliminares, ao chegarem ao endereço, os policiais teriam sido confrontados por Santos.

Familiares afirmam que o cabeleireiro sofria de problemas psiquiátricos, estava em surto no momento da ocorrência e que a família buscava apoio para lidar com a situação. De acordo com o irmão da vítima, Thomas Leonardo Chaves, a intenção ao acionar a Brigada Militar era obter ajuda para controlar o quadro. Ainda conforme o relato do familiar, Santos estava com um martelo nas mãos durante a abordagem. A ocorrência policial também indicou que a vítima portava uma faca de serra. 

A Brigada Militar informou, em nota, que instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ocorrência. A corporação afirma que, com base em registros em vídeo, o homem caminhou em direção à viatura e um policial efetuou disparos para conter o morador, que teria investido contra o agente que estava ao volante da viatura. As armas envolvidas e o objeto que estaria em posse da vítima foram apreendidos. A Brigada Militar informou ainda que os dois policiais envolvidos na ocorrência passarão a cumprir expediente administrativo até a conclusão do inquérito, conforme protocolo adotado em casos desse tipo.

A Polícia Civil também abriu inquérito e investiga o caso por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). Nesta quinta-feira (15) o irmão e a mãe, Rosane Terezinha Rossatto, foram ao 1° Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar para prestar depoimento.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão lateral entre veículos na Avenida Medianeira chama atenção nas redes Anterior

Colisão lateral entre veículos na Avenida Medianeira chama atenção nas redes

Mãe e irmão de cabeleireiro morto em abordagem da Brigada depõem em Santa Maria Próximo

Mãe e irmão de cabeleireiro morto em abordagem da Brigada depõem em Santa Maria

Polícia/Segurança