obituário

Morreu o vendedor ambulante Vilmar Maciel da Silva

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

O vendedor ambulante Vilmar Maciel da Silva, 62 anos, nasceu e morou durante toda a vida em Santa Maria. Ele foi casado por 34 anos com a dona de casa Maria Domingas, falecida desde 2007. Vilmar teve 11 filhos, Roseli, Cléber, Carina, Denise, Aline, Tatiane, Cleverton, Claiton, Thais, Tália e Thalieger, 28 netos, e quatro bisnetos.

Após o falecimento de Maria, o santa-mariense passou a cuidar sozinho dos cinco filhos mais novos.

Para Thais, 25 anos, o pai foi um exemplo de persistência:

- Ele sempre buscou o melhor para os filhos. Hoje, somos adultos bem educados, saudáveis e felizes graças a ele.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

O pai transmitiu a Thais valores como humildade, caridade e gentileza.

- Como ele, desejo ser sempre alegre, sorridente e batalhadora, bem como ser compreensiva com os meus filhos e os demais - diz a filha.

O santa-mariense gostava de passear na Praça Saldanha Marinho e em bares para conversar com os amigos, conforme a filha Tatiane, 27 anos. Para ela, o pai deixa boas lembranças:

- Lembro com carinho até de que ele gostava de comer melancia.

Aline, 34 anos, destaca que João gostava de estar reunido com a família. Que, com frequência, ia até a casa dele para almoçarem juntos. Para ela, fica a lembrança dos finais de semana e das boas conversas.

- Aprendi com o meu pai a ser trabalhadora, valorizar as pessoas e comemorar cada conquista - diz Aline.

Em janeiro de 2018, Vilmar teve um problema cardíaco e, entre outras complicações de saúde, a perda de funcionamento de um rim. A partir de então, mesmo em casa, Vilmar necessitava de cuidados especiais e hemodiálises. Devido ao agravamento dessa condição, o vendedor ficou internado no Hospital Casa de Saúde por três meses.

Para o pai, Thais dedica um trecho de música: "Tem dias que eu acordo pensando em você, em fração de segundos vejo o mundo desabar. Aí que cai a ficha que eu não vou te ver. Será que esse vazio um dia vai me abandonar? Eu trocaria tudo pra te ter aqui".

Vilmar Maciel da Silva morreu em 2 de dezembro de 2019, devido a um câncer de próstata. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Jardim da Saudade, em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu o sapateiro João do Carmo Peres

Próximo

Morreu o militar Walter Wippel Junior